MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Há tempo para tudo

Pense no momento que você vive hoje e no que precisa fazer para alcançar o que deseja.

Redação
Publicado em 26/11/2013, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Daniel Sena

Dia desses, um aluno - conversando comigo - falou que estava cansado de estudar, pois estava se sentindo muito pressionado pela exigência, que a caminhada estava pesada. Disse que queria curtir a vida.Quando me falou isso, exortei-lhe: Se você quer curtir a vida, então você estáno lugar errado. Estudar para concurso é incompatível com curtir a vida! Vocêprecisa entender o momento que está vivendo.

Eis um dilema que afeta toda a humanidade. Saber qual o momento ideal para fazer as coisas. As pessoas que conseguem ter controle sobre isso se destacam entre os demais. E aqui quero deixar um ensinamento que carrego sempre comigo: há tempo para tudo!

Essa é uma verdade prudente. Se você entender essa perspectiva, poderá gozar de uma vida de plenitude. O que eu quero dizer é que você precisa entender o seu momento agora. É tempo de plantar para poder colher lá na frente! Quem estuda para concurso público precisa respeitar cadamomento da caminhada. Se você hoje está estudando para um dia passar no concurso dos seus sonhos, então você precisa viver o que é preciso hoje para poder ser feliz amanhã. Isso é o que sempre ensinei aos meus filhos: primeiro faça o que é preciso, depois faça o que você gosta.

A vida de quem estuda requer dedicação, abrir mão dos prazeres que não conduzem para o seu objetivo. Se necessário for, você deverá dormir menos, comer mais rápido, deixar de curtir os amigos em prol da realização dos seus sonhos. O mais difícil de estudar para concurso é exatamente entender o momento que você vive e o que é necessário fazer para chegar lá.

Para alcançar o objetivo épreciso ralar pra caramba! É muito fácil querer uma vida de sucesso. Todo mundo quer ter sucesso. Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, sonhou em ser rico, ganhar na mega sena e ter tudo o que deseja. Querer o sucesso é fácil, difícilé percorrer o caminho para alcançá-lo. Todo mundo quer chegar lá, mas quer de graça! Sonhamos em tropeçar no pote de ouro e, num passe de mágica, transformar nossa vida.

A vida real é um pouco diferente. Nela, precisamos conquistar nossos objetivos com muito suor e trabalho. Se você ficar pensando no sacrifício que terá que fazer para passar, eu tenho certeza que desistirá no meio do caminho. Seus olhos precisam estar lá na frente! Você não pode olhar para o caminho. Você precisa olhar para o lugar aonde quer chegar. Você tem que se concentrar no seu objetivo. Quando se estuda para concurso público, geralmente se faz com o objetivo de ter maior segurança financeira, ter estabilidade, trabalhar sem as cobranças da inciativa privada. Você pensa nas férias que terá todos os anos, no plano de carreira, em fazer algo de que realmente gosta. É pensar nas vantagens de passar em um concurso que farávocê continuar sem parar. O concurso é apenas o meio para atingir esses objetivos. E se é isso que realmente deseja, então você tem que entender que o momento hoje é de estudar. Estude com toda sua força, com toda sua energia.

Pare hoje e pense no seu momento e no que precisa fazer para alcançar o que deseja. Olhe para frente e imagine que ao chegar lá todo esforço terá valido a pena. Tenha clareza dos resultados que almeja. Se você fizer isso, eu tenho certeza de que será muito mais fácil buscá-lo com paixão e perseverança.

E vamos que vamos...

Daniel Sena é diretor do AlfaCon São Paulo, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.