MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Um ano de perspectiva

Artigo

Redação
Publicado em 24/01/2014, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Daniel Sena

O início de um novo ano sempre traz consigo inúmeras possibilidades que nos permitem acreditar que tudo será diferente do ano que passou. Talvez nem tudo,mas pelo menos uma boa parte. Essa tem sido a caminhada contínua de todo ser vivente que incansavelmente acredita que o dia de amanhã poderá ser melhor que hoje.

Olhara vida dessa forma é indispensável para conseguirmos alcançar nossos objetivos,visto que, em algum momento da nossa vida, já enfrentamos dificuldades e encaramos desafios que tentam nos fazer desistir.

A caminhada do concurseiro não é diferente disso. Acredito até que esses desafios são mais constantes na vida de quem almeja uma vaga no serviço público. Quem tenta passar em concurso nos dias de hoje tem que encarar a vida com muita perspectiva!

Encarar com perspectiva pressupõe acreditar que sua hora vai chegar. Se você não tiver uma esperança inabalável, a tendência ao longo do caminho é de que você desista de continuar. E esse tem sido o destino da maioria dos candidatos a cargo público no Brasil. É só você olhar a quantidade de pessoas que prestam provas em todo o país. A cada dia esse número cresce, mas nem todos que desejam conseguem chegar lá. Os que conquistam as vagas são apenas aqueles que se mantêm firmes até a aprovação.

A maior dificuldade que encontramos é a falta de apoio. Muitos não possuem uma condição financeira adequada para se manter estudando por muito tempo. Outros enfrentam o desafio pessoal da falta de apoio dos familiares e de amigos que por vezes cobram resultados que eles mesmos não teriam condições de alcançar.

Para vencer esses desafios é preciso olhar o futuro com perspectiva.

Quando eu ainda estudava para concurso público, não tinha uma condição financeira adequada para fazer cursinhos ou adquirir os melhores materiais. Além disso,também vivia a pressão de não ter apoio familiar para continuar estudando. Para superar esses desafios, eu transformava toda aquela situação complexa em uma força motriz que me fazia desejar mais ainda passar em um concurso.

Quando alguém olhava para mim e perguntava “você ainda não passou?”, ou então dizia “você vai morrer de tanto estudar!”, eu transformava essa energia negativa em algo que me impulsionava a querer mais. E quando alguém duvidava da minha capacidade, aí é que eu estudava mais ainda.

Quem quer encarar o futuro com perspectiva não pode olhar para baixo nem deve olhar para os obstáculos que estão na frente dos seus olhos. Encarar o futuro com perspectiva é olhar além do horizonte, depois da curva, é acreditar que o melhor ainda está por vir. Quando falo isso é porque foi assim que eu fiz e deu certo.

Estamos começando um novo ano recheado de oportunidades no mundo dos concursos. Por mais que você já esteja caminhando há muito tempo, e vem estudando um, dois,três anos ou mais, em 2014 é hora de olhar o futuro com a esperança necessária para você continuar em movimento. O que não pode ocorrer é você parar agora.

O maior desafio que tenho com os meus alunos é não deixá-los desistir. Todos os dias alguém entra em minha sala chorando e dizendo que não aguenta mais estudar. Muitos acham que nunca vão passar, que concurso público não é uma opção viável para eles. Eu sempre digo que concurso público foi feito para todo mundo, mas só passa quem não desiste de lutar.

Se você chegou até aqui, não desista agora! Resista mais um pouco. Quando você achar que sua força acabou, supere seus limites. Ter um cargo público, o qual te trará estabilidade e uma boa remuneração para o resto da sua vida não é para qualquer um. Por isso eu amo concurso público! Porque só chega quem realmente não para de lutar! Esse é um caminho desenhado apenas para os fortes que nunca cansam de lutar.

Faça desse ano que está começando o ano da sua virada! Prepare-se como nunca se preparou. Lute mais do que lutou até agora. Estude mais do que já estudou. Se realmente passar em concurso público é o que você quer, faça deste ano um marco em sua história de vida.

Aproveite todas as oportunidades, acredite em você mesmo e encare o futuro com perspectiva. Quando você chegar lá, eu tenho certeza que você olhará para traze a única sensação que terá é de que valeu a pena. E vamos que vamos rumo à aprovação!

Daniel Sena é diretor do AlfaCon São Paulo, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.