MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Atitude e disciplina: duas virtudes inseparáveis

Descobri que uma atitude disciplinada sempre nos induz a outras atitudes disciplinadas.

Redação
Publicado em 21/03/2014, às 11h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Daniel Sena

Eu tenho batido constantemente na tecla de que a aprovação em um concurso público depende diretamente da soma de atitudes disciplinadas direcionadas a esse fim. Assim como em outras áreas, querer passar não é suficiente se sua intenção ou palavras forem vazias, desprovidas de atitude. Da mesma forma, uma atitude desenfreada, de qualquer jeito, não fará muita diferença na evolução desse processo.Ou seja, para se alcançar qualquer coisa são necessários dois ingredientesfundamentais: atitude e disciplina.

Ter atitude é sair da zonado nada. É libertar-se do simples desejo ou vontade em direção à concretização das coisas que você sonha. Vejo muitas pessoas desejando a aprovação em um bom concurso para poder curtir a vida. Parte considerável destas mesmas pessoas acaba ficando estacionada apenas no desejo, sem nunca experimentar o prazer da aprovação. Essa consequência é inevitável diante de uma vontade sem atitude. A atitude é a vivificação da intenção. É a concretização de tudo o que estava em seu pensamento e que ganha corpo por meio de ações desencadeadas em prol do fim desejado.

Uma vez disposto a agir, a atitude precisa encontrar-se com a disciplina. As duas são companheiras inseparáveis. Juntas, são capazes de produzir verdadeiros milagres.

A disciplina é a soma de atitudes repetitivas e habituais. Agir com disciplina é agir sem pensar. É agir simplesmente por impulso como se nem precisasse raciocinar, mas só se chega a esse estágio depois de um intenso trabalho cerebral. Se você é uma pessoa disciplinada, deve estar entendendo o que estou falando. Atletas de alto rendimento são disciplinados. Estudantes excepcionais também.

Você que quer passar em concurso público precisa ser assim. Ter disciplina é saber a hora de acordar e simplesmente acordar. É sentar para estudar e, de fato, sentar para estudar. É repetir a mesma atitude de forma inconsciente até quando for preciso. É ser organizado e cumprir as metas. É não olhar para o lado, mantendo-se no foco atéo fim.

Mas não adianta agir comdisciplina em apenas uma área de sua vida. Se você limitar-se desta forma, atendência é que você fracasse, pois todas as áreas estão interligadas umas àsoutras. Não existe esse negócio de ter disciplina para isso e não ter para aquilo. Ou você é uma pessoa disciplinada, ou não é!

Pessoas disciplinadas caminham naturalmente para o sucesso. Elas conseguem aplicar essa poderosa virtude na vida pessoal, na vida financeira, na vida profissional e nos estudos. Quando a disciplina invade todas as áreas da sua vida, ela dá sentido as suas atitudes – a sua falta nos leva ao desânimo e,consequentemente, ao fracasso!

De nada adianta querer muito atingir algum objetivo se não estiver envolvido em um projeto disciplinado. Sem disciplina, todo projeto está fadado ao fracasso!

Confesso que esse tem sido um dos meus maiores objetivos todos os dias: ter atitude e ser disciplinado em todas as áreas da minha vida. E o bacana foi descobrir que quando eu desenvolvo bem uma área da minha vida no que tange à disciplina,sinto-me mais motivado a desenvolver outras áreas também. Descobri que uma atitude disciplinada sempre nos induz a outras atitudes disciplinadas. Por isso,procuro aplicar essa virtude a cada área da minha vida sempre! Essa é uma conquista que não tem preço.

Quando descubro tesouros como esses, não consigo guardá-los só para mim. Preciso compartilhá-los! É por isso que estou escrevendo agora. Tenho certeza que se você desenvolver atitudes disciplinadas chegará onde quiser. Pode acreditar!

E vamos vivendo, aprendendo e aplicando esses ensinamentos rumo a uma vida completamente mergulhada em atitude e disciplina.

Daniel Sena é diretor do AlfaCon São Paulo, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos.

 APOSTILAS PARA CONCURSOS. CLIQUE AQUI

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.