Estudar com ânimo e determinação é chave do sucesso

Encarar o concurso como uma maratona é uma das formas para se obter sucesso

Redação
Publicado em 28/04/2014, às 12h50

José Luis


Vários especialistas em concursos públicos são unânimes em assinalar que há um fator relevante para o sucesso dos candidatos: eles precisam cultivar uma energia positiva, acreditando no próprio sucesso e estudando com disciplina. O concurso deve ser encarado como uma maratona.
Os candidatos precisam conhecer o percurso (o programa), planejar como será traçado o caminho e treinar com persistência para ter um bom desempenho. Em outras palavras, planejar, se esforçar e estudar muito.
Segundo estudiosos, quem assume uma postura positiva e de confiança acaba tendo uma boa vantagem, pois isso impulsiona os estudos. É fundamental sair da dúvida e transformar o desejo de conquistar a vaga em ação imediata. A indecisão pode ser prejudicial aos candidatos. Ou seja, é necessário que os candidatos tomem uma decisão o quanto antes, mobilizando suas energias e nutrindo um pensamento positivo.
Este é o momento de contar com o apoio incondicional da família e de seus entes queridos para que você possa usar suas habilidades da melhor forma possível, afinal, se você quer vencer, tem que fazer do limão uma limonada e matar um leão por dia.
Além dos conhecimentos assimilados nos estudos, o que sempre enriquece a bagagem cultural, o candidato deve ter em mente que todo o esforço despendido nessa preparação pode representar uma conquista.
Na sua essência, a conquista do primeiro emprego público pode representar um projeto profissional pela vida toda. Nunca é demais lembrar que vários servidores já passaram com sucesso por vários concursos e foram galgando melhores posições e conquistando melhores salários. Mantendo esse lembrete sempre presente (“este é um esforço que vale para toda a vida”), o candidato vai conseguir manter a energia positiva e redobrar os esforços em busca de sua meta.
Então, como estudar? – A aprendizagem ocorre por meio de um processo de arquivamento pelo qual a pessoa retém todo o conhecimento. Portanto, é imprescindível organizar os horários,ter um local adequado para estudar e resolver exercícios.
Horário – Na definição do horário de estudo, é preciso ter em mente que duas horas bem aproveitadas são mais úteis do que as seis, inicialmente previstas,que acabam não sendo cumpridas ou sendo constantemente interrompidas. Organize seu horário de estudo de forma que todas as disciplinas do concurso sejam contempladas no planejamento.
Local – O local de estudo deve ter bastante luz, de preferência natural, e ser bem arejado. Janelas abertas são sempre o ideal. O candidato deve evitar estudar ouvindo rádio, vendo televisão ou fazendo qualquer outra coisa que possa influir na concentração.Procure arrumar em sua mesa todo o material de que vai precisar, pois isso evita perda de tempo e desconcentração.
Exercícios – Na opinião dos professores, quanto mais exercícios forem feitos, melhores serão as condições do candidato para obter sucesso no concurso. Por isso, resolva provas anteriores para conhecer o estilo das organizadoras e obter um melhor feedback.
José Luis Romero Baubeta é especialista em concursos públicos há mais de 30 anos e diretor de recursos humanos na empresa Central de Concursos.

Comentários

Mais Lidas