MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Estabilidade, eis o que (realmente) interessa

Para escolher seguir carreira pública o mais interessante é a estabilidade e os bons salários. Esses são os principais fatores para a escolha.

Redação
Publicado em 15/10/2013, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Cláudia Jones

 Estabilidade- em primeiro lugar - e bons salários são os fatores que mais interessam na hora de um cidadão escolher a carreira pública. Para os profissionais liberais,em particular, o interesse acaba sendo ainda maior, pois a grande maioria desses profissionais ganha o quanto trabalha. São profissionais dependentes do mercado e da clientela.

A contratação daqueles profissionais liberais pelo serviço público sempre foi significativa. Para advogados, principalmente. Há uma vasta quantidade de concursos da área jurídica a cada ano - para promotores, juízes, defensores e analistas. O mesmo ocorre com médicos e dentistas. Sem contar em profissões como as dos mercados de arquivologia, biblioteconomia, fisioterapia, jornalismo, entre outras, que têm encontrado espaço no mercado de trabalho público por meio de vários concursos.

Nos grandes centros urbanos, com a proliferação de faculdades de medicina, direito e odontologia, passamos da falta para o excesso de profissionais. Com a grande oferta, a pulverização da clientela pode fazer com que os profissionais recém-formados ou mais velhos tenham dificuldade de garantir uma quantidade mínima de clientes que viabilize a sobrevivência. E aí entra o serviço público.O profissional garante um trabalho honesto, seguro e remunerado justamente e ainda pode exercer a atividade inicial. O que era a principal fonte de renda passa a ser um complemento salarial.

Para nível superior, os salários também são superiores, podem passar de R$10 mil. E, na maioria das vezes, são cargos que requerem graduação em qualquer área e que não exige experiência. Muitos concursos bons virão por aí!

Para ser ter uma ideia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)recebeu segunda autorização para a abertura de seu aguardado concurso. Serão 796 vagas. O cargo de fiscal agropecuário tem remuneração de R$11.531,69 e requer formação em Agronomia, Farmácia, Química, Veterinária e Zootecnia. Mas haverá ainda oportunidades para administrador,bibliotecário, contador, economista , engenheiro, geógrafo e psicólogo.

Sendo assim, independente da sua formação profissional, o serviço público será sempre uma excelente opção de futuro.

 Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.