Época boa para “pescaria”

Estamos em uma ótima época para aproveitar a “onda” dos concursos públicos. Estão sendo divulgadas inúmeras vagas para diversas áreas e para todo tipo de formação. Então, aproveite para “pescar” sua vaga.

Redação
Publicado em 05/02/2014, às 14h48

Cláudia Jones

“A maré está mesmo para peixe” é um tipo de expressão que costumamos usar quando a época está propícia para um determinado (bom) acontecimento. Este que estamos vivendo, em particular, está excepcional para concursos públicos em todas as áreas e para todo tipo de formação escolar. Nos últimos dias, um, em especial, chamou a atenção de muitos concurseiros: o da Câmara dos Deputados.

O órgão lançou edital com oferta de 113 vagas para cargos de níveis médio e superior com um dos salários mais altos da administração pública. Estão sendo disponibilizadas oportunidades de analista para duas habilitações, com vencimento de R$ 25.105,39, remuneração mais alta que a de um juiz. Para nível médio, o salário chega a ser superior ao do cargo de agente da Polícia Federal:R$ 12.286,61. É um dos processos seletivos mais rentáveis do momento, com os salários mais atrativos. E, mesmo a lotação sendo apenas em Brasília, no Distrito Federal, com remunerações nesse nível, vale muito a pena a mudança de domicílio.

A banca organizadora do concurso da Câmara dos Deputados é o Cespe/UnB. Para os analistas as provas objetiva e discursiva estão previstas para os dias 13 e 20 de abril, respectivamente. Já os candidatos de nível médio farão as duas avaliações no dia 20.

O cargo de nível médio merece uma atenção em relação à cobrança do teste de aptidão física, que requer treino desde agora. Esse treino precisa ser feito sob as orientações do edital. Muitos candidatos costumam negligenciar o treinamento físico com antecedência, o que não é recomendável. Quanto antes começar o treinamento físico, mais bem preparado estará para uma prova que elimina muita gente.

Em relação ao Cespe/UnB, para quem já vem em uma rotina de estudos treinando pelo estilo da organizadora, basta manter o ritmo e a resolução de questões. A diferença é que o conteúdo específico é uma novidade para todos.

Feito isso, quero lembrar que a expectativa é por uma grande procura, então, corra contra o tempo com a sua preparação! É que estão sendo aceitas inscrições para cargos de nível superior de candidatos com qualquer formação, ou seja, não importa qual faculdade ou universidade cursou, e sim, que tenha graduação para ser um forte concorrente a uma dessas vagas de analista. E para o cargo de nível médio, a escolaridade completa basta.

É bom você abrir o edital para conhecer os detalhes deste concurso. Lá, você terá informações sobre tudo o que precisa saber para se preparar e ser bem-sucedido.

Na preparação, insisto que é necessário conhecer bem a banca e como ela formula as questões. O Cespe/UnB tem uma grande quantidade de concursos organizados e muitas provas à disposição dos candidatos. Estudando por essas provas, você terá condição de entender quais conteúdos merecem mais a sua dedicação.

A partir de agora, procure dividir o tempo que resta até o dia da prova, de acordo com as disciplinas cobradas, montando uma grade de estudos. Assim, você saberá para qual matéria vai dedicar mais ou menos tempo segundo o seu grau de dificuldade. Esta é a forma de garantir que, até o dia da prova, você tenha estudado todas as disciplinas no tamanho exato das suas dificuldades e do peso que cada uma terá.

Bons estudos!

Cláudia Jones, especialista em concursos do site Questões de Concursos.

Comentários

Mais Lidas