MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Folia, só se for com as apostilas!

Estudar para concursos não é para qualquer um, e sim, um projeto em longo prazo e também de vida. Deve-se ter muito foco e perseverança. Então, não coloque tudo a perder por um momento de folia!

Redação
Publicado em 07/03/2014, às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Cláudia Jones

Este é um ano de muitos concursos e alguns deles com provas marcadas para março. Mas um detalhe que vem me preocupando chama-se “Carnaval”, uma época extremamente contagiante.Tão contagiante que já vejo alunos, com os quais mantenho contato, de diversos cursos e de todo lugar do país, preocupados com a fantasia deste ano ou com a escola de samba em que vai desfilar. Pior ainda: já vi alguns inscritos em um dos concursos com provas bem próximas se empolgando também. 

Vejo que uma grande e assustadora massa de estudantes vem largando o ritmo de estudos para acompanhar os blocos que já estão nas ruas, como se tal atitude em nada prejudicasse o seu rendimento. Muitos candidatos já trocaram as apostilas pelos bares, chopes e folia. Isso me preocupa e muito!

O problema é bem mais sério do que parece. Imagine que uma pessoa que gosta tanto de Carnaval acaba mudando a sua rotina de vida, dormindo de madrugada por conta de organização em blocos dos quais participa ou até mesmo ensaiando madrugada adentro na escola de samba pela qual desfilará. Com certeza, dormindo lá pelas três, quatro, cinco da manhã, ninguém consegue ter disposição para enfrentar as aulas, por volta das sete da manhã.

Ou seja: “perde-se tempo” não apenas nas quadras das escolas de samba ou nas ruas acompanhando blocos e bebendo, mas também depois, já que muitos não conseguem se manter atentos ao que é ensinado em sala de aula –quando comparecem!

O alerta que eu dou é que, mais que simples concurseiros, se transformem empessoas comprometidas com o seu país, responsáveis e, é claro,excelentes servidores públicos em um futuro muito próximo. Daí a minha insistência para que não se percam nas armadilhas que criamos para nós mesmos quando deixamos oportunidades passarem. E podem estar cometendo este erro agora. Há uma grande gama de concursos em andamento e outros que serão abertos, oportunidades estas que não podem e nem devem ser desperdiçadas!

Estudar para concursos públicos é um projeto a longo prazo, projeto de vida mesmo. Não é pegar qualquer livro, em qualquer tempo, e imaginar que vai passar para qualquer concurso. Seria simples demais.

As bancas organizadoras estão cada vez mais seletivas. Existe uma procura maior pelo serviço público que cresce a cada dia, o que torna o processo ainda mais exigente. Logo, sem preparação, nem pensar, nenhuma chance! Você pode notar pelo grande número de inscritos no concurso da Caixa deste ano: já são 1,9 milhão de candidatos. Discutir se estão ou não preparados, é outro papo. Mas eles estão inscritos e concorrem com quem troca a vida pela preparação. Então,não coloque tudo a perder por um momento de folia!

Aconselho que, durante esses dias, já que as empresas, em geral, dão folgas aos empregados, aproveitem o momento para tirar dúvidas ou até mesmo acelerar o ritmo onde há atraso no cronograma. Falo em cronograma porque é indispensável que se tenha um “esquema” de estudo, uma rotina com disciplinas a serem verificadas. Com isso, sabe-se que, mais adiante,nada deixou de ser visto.

Sei o quanto pode parecer difícil a concentração em um momento como esse, mas estamos falando do seu futuro e muitos outros Carnavais com estabilidade e bons salários que você poderá ter pela frente, caso conquiste a tão sonhada vaga. É um “sofrimento” agora para, mais tarde, usufruir dos benefícios que suas privações de hoje irão lhe proporcionar.

Caso,apesar de todos os esforços, não consiga manter-se focado nos estudos enquanto o som dos tamborins ecoa, tudo bem, vamos lá. Tão logo ele passe pela sua porta, volte para as apostilas. Elas, sem dúvida, serão a sua melhor companhia neste momento. Pense nisso e dedique-se cada vez mais. Quando você estiver empossado verá o quanto todo o sacrifício terá valido a pena. Aí sim,vou querer assistir ao seu desfile na passarela do samba no próximo Carnaval, ok? Bons estudos!

Cláudia Jones,especialista em concursos do site Questões de Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.