MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O estilo de vida

"Faça desse seu momento uma oportunidade de envolver-se com tudo o que for importante para você"

Redação
Publicado em 07/05/2013, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A iniciativa é um ingrediente importante na rotina de preparação para uma aprovação, pois é esta atitude que dará impulso na continuidade do processo.

A melhor maneira de resguardar a iniciativa é não perder de vista as outras atividades, que são importantes e mantêm a vitalidade. Você precisa estar bem no decorrer de todo este percurso, e de nada lhe adiantará ficar bitolado como se o seu mundo fosse viver em uma ostra. Você faz parte de uma estrutura maior e já precisa ir se acostumando a um estilo de vida que lhe competirá quando estiver no exercício da função publica e quando terá,certamente, outros interesses além da atividade profissional.

Há que se ter um estilo de vida para dar conta de toda essa empreitada que irá demandar esforço constante, excelência e respeito aos seus limites. Comisso, vem a percepção de que o seu sucesso precisa ser por inteiro, e não em partes, como se costuma fazer. Digo isso porque a noção e consequente decisão que muitos têm são de se direcionar totalmente aos estudos, quando precisará,sim, imprimir uma rotina, mas que contemple cuidados físicos e alguma atividade da sua preferência.

Outro aspecto importante para o estado de sucesso é a organização, extremamente necessária para saber administrar o que estudar e em que horários e dias da semana, já previamente estipulados por você. Enxergar a agenda de forma aberta,visualizando-a completamente, será imprescindível para perceber como poderá gerir seus horários e disponibilidades. Inclusive para definir prioridades, ou seja, ao que será possível se dedicar e o que precisará deixar para outro momento.

Por vezes, para um candidato, tudo é importante e, com isso, surge a dificuldade de estabelecer prioridades, ou seja, de saber o que fazer primeiro e o que deixar para depois ou não fazer. Há atividades, por exemplo, que ficariam mais bem acomodadas caso fossem realizadas no final da semana, como caminhadas,lazer, festa, contato com amigos e parentes e atividades culturais, diferente da ideia de que um candidato não possa ou não tenha condições de manter uma vida natural e rica. Basta ter discernimento quanto à forma de viver, ao estilo de vida. Muitos pensam que não poderão ir a lugares, festas e ocasiões especiais,vivendo no sacrifício e optando pelo caminho das dificuldades. Um modo de viver o percurso de forma sofrida e desgastante, que não trará benefícios se pensarmos na saúde, equilíbrio psicológico e qualidade de vida aplicada na rota promissora do sucesso.

A vida familiar também é outro ingrediente fundamental de alicerce,assim como a vida afetiva. Ao invés de pensar que relacionamentos atrapalhariam sua dedicação, envolva-se com pessoas que tenham a compreensão do momento em que está recebendo e oferecendo afeto e cuidados. São peças-chave para manter nosso ânimo e dar reforço na superação das situações que a vida impõe a todos nós,como crises e dificuldades, e que influenciarão seu estado emocional, mas que,por outro lado, também te ensinarão que o envolvimento na vida é ter o pleno domínio de todas as instâncias, sem se esquecer de uma sequer.

Faça desse seu momento uma oportunidade de envolver-se com tudo o que for importante para você, pois isso fará a diferença mais à frente, trazendo o traquejo necessário para fazer a sua vida por inteiro.

Luiza Ricotta é psicóloga e professora em cursos de pós-graduação e preparatórios para a carreira pública.É especializada no atendimento a concurseiros, tendo desenvolvido e criado a“Preparação emocional do candidato”. É autora de livros, entre eles:“Preparação emocional em concursos: equilíbrio e excelência”. Ministra o curso ‘Preparação emocional’ na Área VIP do JC&E. E-mail:luizaricotta@hotmail.com. Twitter: @luizaricotta.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.