MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quer passar em concurso público? Durma bem!

Noites de sono tranquilo são fatores importantes para passar em concurso público, além, claro, de estudar!

Redação
Publicado em 11/12/2013, às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

J.W. Granjeiro

Meus amigos, minhas amigas!

Dormientibus non sucurrit jus, diz a expressão latina tão conhecida dos advogados que significa, em português, “O direito não socorre os que dormem”, para aqueles que perdem os prazos processuais ou deixam escapar o momento oportuno para alegar determinada questão ou recurso jurídico. Passado o momento certo, a oportunidade está perdida. Ou, como dizem os gaúchos, “o cavalo passou encilhado na sua frente e você não montou”!

Esse pensamento me ocorre ao tratar do tema do nosso artigo desta semana, em que a ideia é justamente o oposto: os que dormem (bem) são os que melhor aproveitam as horas de sono para aprender as lições recebidas durante o dia. Isso vale também, é claro, para vocês, que estudam para concurso público. Já explico. Mas antes, quero passar para vocês um pensamento altamente positivo, do escritor Caio F. Abreu, daqueles para ter na mesinha de cabeceira e ler sempre antes de dormir, porque isso vai ajudar muito na vida de concurseiro: “Nenhuma luta haverá jamais de me embrutecer. Nenhum cotidiano será tão pesado a ponto de me esmagar. Nenhuma carga me fará baixar a cabeça. Quero ser diferente. EU SOU: e se não for, me farei”.

São muitas as pesquisas científicas que relacionam o sono e o aprendizado. Quem se prepara para concurso público deve conhecer esses estudos, que podem fazer a diferença entre a aprovação e a reprovação de um candidato. Recentemente, por exemplo, psiquiatras e pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA)constataram que se você estudar por cinco horas seguidas não vai se lembrar,nem de longe, tanto quanto se lembraria se estudasse uma hora, cinco vezes por semana.

Parece incrível, mas é verdade, garantem os cientistas. Eles explicam que o mais importante é memorizar no mesmo dia e não deixar tudo guardado lá no fundo do baú – no caso o cérebro – para resgatar depois como um exercício de memória.Então, aprendeu algo pela manhã? Revise-o antes de ir para cama, pois é durante o sono que as informações migram da memória de curto prazo (consciente) para ade longo prazo (inconsciente), aquela que você consultará no dia do concurso.

Mas,caro concurseiro e cara concurseira, lembrem-se de uma regra de ouro que deverá ser seguida durante a preparação para a conquista da vaga: pelo menos uma vez por mês, estude no tempo de duração da prova, que é aquele previsto no edital do concurso.

Segundo os neurologistas, o sono é dividido em ciclos que duram 90 minutos. Em uma noite, seu corpo precisa de quatro a seis ciclos (seis a nove horas) para a recuperação e a liberação de hormônios, o relaxamento da musculatura etc. Quem não dorme o suficiente costuma ter problemas de concentração, dor de cabeça,irritação, fadiga e outros problemas de saúde. E não adianta dormir duas horas à tarde para compensar as quatro horas de sono da última noite. Tente reorganizar sua agenda de estudos para cumprir a cota mínima de sono.

Há estudos que demonstram como isso funciona na prática: se colocarmos dois grupos para aprender, um dormindo à noite e o outro perdendo a noite de sono, o primeiro grupo aprenderá mais. Nas pesquisas com seres humanos, os cientistas usam jogos. A pessoa joga antes de dormir e ao acordar participa do mesmo jogo.É nessa fase que os estudos conseguem identificar a existência de um melhor aprendizado, pois o sono funciona como uma espécie de “digestão da memória”. A pesquisa desse tipo de aprendizado envolve preferencialmente pessoas que têm sono regular, de sete a oito horas diárias.

Há outra pesquisa que gostaria de partilhar com vocês sobre esse assunto. Um cientista belga que trabalha na Espanha garante que o sono, além de ajudar afixar no cérebro os conhecimentos adquiridos durante o dia, serve para melhoraras habilidades linguísticas. Os experimentos, diz o cientista belga, demonstram que durante as horas de sono o cérebro revisa as palavras aprendidas durante o dia e as fixa na memória linguística. Ele empregou a aprendizagem de palavras novas para comprovar a hipótese sobre a atividade cerebral durante o sono, e concluiu, curiosamente, que "as palavras lutam entre elas pelo acesso à memória em nosso cérebro e somente após dormir as palavras recém-aprendidas conseguem o status de palavra assimilada".

Depois disso, caros amigos e caras amigas, só me resta desejar a vocês uma ótima preparação para os próximos concursos e maravilhosas noites de sono para fixarem suas mentes tudo que tiverem aprendido antes de dormir, pois, dessa forma,logo os sonhos de aprovação se tornarão realidade e os levarão à conquista do não menos sonhado feliz cargo novo!

José Wilson Granjeiro é diretor-presidente do Gran Cursos e coordenador do Movimento pela Moralização dos Concursos (MMC). Site: www.professorgranjeiro.com.Twitter: @jwgranjeiro. Facebook: /professorgranjeiro.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.