MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

1ª Fase OAB: não passei, o que fazer?

O momento agora é de aprender com alguns erros cometidos, fazer um balanço geral e proceder a ajustes nos seus estudos

Redação
Publicado em 27/09/2012, às 16h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Atualmente, é mais fácil ser reprovado do que ser aprovado no Exame de Ordem. É uma questão de estatística, e você sabe disso. No tempo em que eu fiz o Exame, a grande maioria dos estudantes era aprovada já na primeira prova. Na minha turma, por exemplo, todos foram aprovados. Mas as coisas mudaram. E mudaram muito. Hoje, é comum que se façam 3, 5, 10 e até mais provas até ocorrer a aprovação.  

Trabalho com a OAB há mais de 10 anos. Tenho livros sobre o exame, sou professor e coordenador de grandes cursos preparatórios, e posso afirmar com tranquilidade que, hoje, a prova é mais difícil do que era antes. Basta pegar as provas de 10 anos atrás e as provas atuais para verificar a grande diferença entre os dois exames.

As provas atuais vão muito mais a fundo nos textos legais cobrados e andam cada vez mais antenadas com a jurisprudência dos tribunais superiores. O nível de raciocínio exigido e de conteúdo que deve ser guardado também aumentou muito.

Então, fique sabendo que o que aconteceu com você não deve afetar sua autoestima, nem deve lhe deixar paralisado e com raiva do Exame de Ordem.

O momento agora é de aprender com alguns erros cometidos, fazer um balanço geral e proceder a ajustes nos seus estudos, pois não tenho dúvida de que você chegará lá!

É com esse espírito de otimismo, e olhando para frente, que quero lhe fazer algumas perguntas, sobre como foi sua preparação.

Vamos a elas:

•    No seu estudo, além da doutrina, você leu o texto das leis mais importantes para o exame?
•    No seu estudo você leu os informativos de jurisprudência dos Tribunais superiores dos últimos 12 meses?
•    No seu estudo você treinou por todas as questões dos Exames anteriores e também por questões FGV de outros exames?
•    Você manteve a mesma linha de estudo, fazendo e cumprindo cronogramas, sem ficar mudando de tipo de estudo toda hora?

Se você respondeu sim a todas as perguntas acima e foi reprovado, de duas, uma: ou aconteceu uma tremenda falta de sorte, que certamente não se repetirá, ou o nível de concentração empregado não foi adequado, de modo que recomendo que você continue firme e procure se concentrar mais ao estudar.

Agora, se você não respondeu sim a todas as perguntas acima, recomendo que reveja o mais rápido possível sua forma de estudar e adote as dicas mencionadas, pois elas farão toda a diferença para a sua aprovação.

Quero também lembrá-lo de que tudo o que você estudou não está perdido. Você tem, hoje, maior conhecimento acumulado. E esse conhecimento certamente será útil para a continuidade de sua preparação.

Passar na OAB é uma grande caminhada. Você já andou muitos quilômetros e, a partir de agora, continuará nessa caminhada, mas com uma diferença: com as novas ferramentas de estudo, você terá passos mais largos, maior velocidade e maior orientação para o percurso; e, fortalecido, você certamente chegará ao seu objetivo final, que é a aprovação no Exame de Ordem.

Eu tenho certeza disso e confio em você!
Sucesso e bons estudos!

Wander Garcia é professor de cursos preparatórios para concursos públicos, Doutor e Mestre pela PUC/SP, Coordenador Acadêmico da Editora FOCO e Diretor Acadêmico do IEDI – Cursos Online. wander.garcia@uol.com.br

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.