MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cespe/UnB vai incluir foto dos candidatos nas provas

Medida visa a aumentar a segurança no processo seletivo e afastar qualquer possibilidade de falsidade ideológica

Pâmela Lee Hamer
Publicado em 14/06/2013, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Os formulários de inscrição a concursos públicos organizados pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB) contam, agora, com um novo campo a ser preenchido, reservado à foto do candidato. 
Essa foi uma das maneiras que a organizadora encontrou para reforçar a segurança e assegurar a isonomia dos processos seletivos, o que também será levado para o momento das provas. “A finalidade é que, a partir do segundo semestre, as fotografias sejam impressas na folha de resposta distribuída aos candidatos. A medida torna o processo de identificação infinitamente mais seguro e transparente, pois reduz possibilidades de falsidade ideológica”, afirma o coordenador de Tecnologia da banca, Jorge Amorim.
A verificação dos concursandos por meio de documento oficial com foto, realizada pelos chefes e fiscais de sala no dia da aplicação dos exames, será mantida. No entanto, a ideia do Cespe com o novo procedimento é também o de estreitar a relação com o órgão contratante, que posteriormente passará a receber da organizadora os dados e a fotografia dos aprovados, de forma a auxiliar na aferição visual no momento da posse.
Teste da ferramenta - Nas próximas semanas, quem está inscrito em concursos do Cespe/UnB e não teve a oportunidade de experimentar a inserção da fotografia receberá e-mail para conhecer a novidade.
A imagem deve ter extensão JPG, tamanho máximo de 200 kb e dimensão 3x4, em fundo branco, destacando o rosto do candidato. A fotografia será válida por um ano.
Assim como em outras mídias, a organizadora estuda a instalação de aplicativo para averiguar se a imagem postada não possui conteúdo impróprio.
Mais informações podem ser encontradas no site www.cespe.unb.br.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.