Comportamentos e economia impulsionam carreiras

Conheça as carreiras que terão papel essencial no futuro, segundo a visão do psicoterapeuta e especialista em psicologia educacional, Leo Fraiman.

Redação
Publicado em 30/12/2010, às 13h55

A chegada do Ano Novo é a época propícia a se fazer um balanço da vida e das metas alcançadas para que novos desafios possam ser propostos e enfrentados.

Entre esses novos objetivos a profissão, o desenvolvimento profissional ou a busca pela posição desejada ocupa lugar de destaque.

Mas antes de fazer planos para 2011 ou para os próximos anos neste quesito, conheça as carreiras que terão papel essencial no futuro, segundo a visão do psicoterapeuta e especialista em psicologia educacional, Leo Fraiman.

1) Avanço das mulheres em atividade profissional

Indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2005, realizada pelo IBGE, revelam que de um total de 87.089.976 pessoas ocupadas, 46,4% (36.653.748) eram mulheres.

Em 2009, de acordo com o estudo, a participação do público feminino saltou para 46,8% (39 milhões e 493 mil), representando 43,9% da população economicamente ativa.

Mesmo com um salário 30% menor em comparação ao dos homens, dados como esses mostram que a mulher está ganhando espaço no mercado de trabalho.

Abrem-se, então, portas para as carreiras de arquitetura e urbanismo, cinema e vídeo, desenho industrial, design de interiores, direito, economia doméstica, educação física, hotelaria, marketing, moda, nutrição, produção cultural, publicidade e propaganda, turismo e também às associadas à beleza.

2) Mercado do luxo

O setor de produtos com alto grau de qualidade, sofisticação e status fomenta hoje cerca de dez empregos a cada bem produzido.

E esse número tende a aumentar. De acordo com o estudo “Panorama do Luxo no Brasil em 2010”, conduzido pela MCF Consultoria e pela GFK Brasil, “os próximos dez anos ainda serão marcados por um período forte de crescimento e expansão do consumo de luxo”.

Ramos em evidência: beleza e saúde, engenharia naval, engenharia industrial, fotografia, gastronomia, hotelaria, marketing, medicina veterinária, moda, psicologia, publicidade e propaganda, relações públicas, turismo.

3) Tecnologia da informação

“O Brasil tem o oitavo maior mercado interno de tecnologia da informação do mundo e, somado a comunicações, representa 8,3% do PIB nacional, com faturamento de US$ 140 bilhões. O mercado mundial de software e serviços de TI gera US$ 1,4 trilhões, mas em 2020 serão mais de US$ 3 trilhões”. Essa é a opinião do presidente da BRASSCOM (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) disponibilizada no portal da entidade sobre a evolução esperada para TI. Mas para suprir a demanda do mercado, o profissional precisará ter conhecimentos amplos e criatividade.

Profissões: ciências da computação, gestão da informação, segurança da informação, tecnologia da informação.

4) Terceira idade

Com o envelhecimento da população e a promessa de se chegar a 2030 com o número de idosos igualado ao de adultos e crianças, a terceira idade merece ainda mais atenção.

Já se fala, inclusive, em 4ª idade - preparação para uma nova vida.

Áreas promissoras: beleza e saúde, ciências biológicas, ciências da computação, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia, geriatria, gerontologia, hotelaria, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, turismo.

5) Concursos

A previsão é que sejam abertas um milhão de vagas até 2015, com salários de R$ 7 mil, aproximadamente, para candidatos com nível superior. Só em 2010 estima-se que 10 milhões de pessoas tenham participado de seleções para ingressar na carreira pública. Oportunidades em todas as profissões.

6) Agronegócio

O setor da economia denominado agribusiness está crescendo vertiginosamente no país. Utilizando o mês de março como comparação, em 2005 o volume exportado, segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), era de 257,58 toneladas. Hoje, o índice já registra uma alta de 16,6%, chegando a 300,34 toneladas.

“No período de 2002 a 2008, a elevação dos preços das commodities exportadas pelo Brasil promoveu uma grande retomada do crescimento, com uma enorme contribuição do agronegócio”, analisa Eduardo Pocetti, CEO da BDO no Brasil.

Porém, o profissional que quer ingressar nesse mercado precisa ter interesse por ciências agrárias, economia, gestão e negócios, além de possuir o empreendedorismo como uma das principais características e de buscar atualização constante.

“Ele deve conciliar conhecimentos de exatas e ciências biológicas e se dispor a trabalhar em contato direto com o ecossistema florestal”, revela o “Profissões 2010”, guia desenvolvido pelo CIEE para ajudar os jovens na escolha da carreira.

Destaque para: administração rural, agronomia, engenharia agrícola, engenharia florestal, engenharia de horticultura, medicina veterinária, tecnologia de laticínios, zootecnia.

7) Meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente e com a eminente escassez dos recursos naturais amplia a consciência da população e, ao mesmo tempo, gera empregos para os profissionais que querem se dedicar ao estudo e conservação ambiental ou que terão de buscar conhecimentos técnicos para destacar a empresa pela responsabilidade ambiental, uma vez que cresce o número de consumidores interessados em produtos afins a esse compromisso.

Formação em: ciências da natureza, ecologia, educador em geociências e meio ambiente, engenharia ambiental, engenharia florestal, geografia, geologia, gestão ambiental, jornalismo, marketing, naturologia aplicada, oceanografia, publicidade e propaganda.

8) Risco e segurança

Abrange desde a invasão de um computador até os traumas causados por sequestros relâmpagos e assaltos.

Carreiras: analista de sistemas, economista, especialista em segurança pública, oficial do exército, policiais, psicólogo especializado em trauma.

9) Docência corporativa e multimídia

Repensar a distância entre a educação formal e as habilidades necessárias para o mercado mutável do trabalho. Essa é a proposta da educação corporativa. “Foi a maneira encontrada de moldar o perfil do trabalhador às necessidades de cada empresa e, mais do que isso, de incentivar esses trabalhadores a se aperfeiçoarem, não só em conteúdos e procedimentos industriais, mas em competências específicas”, defende o analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, André Fábio de Souza, na obra “O Futuro da Indústria: Educação Corporativa – Reflexões e Práticas”.

Surgidas no final do século XX, as universidades corporativas somam cerca de 250 unidades no Brasil. O campo de atuação é vasto e engloba todas as carreiras associadas a administração, tecnologia e área comercial.

10) Infraestrutura e serviços básicos

Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo. Dois anos depois, também no Rio de Janeiro, será a vez das Olimpíadas. Para que o país seja lembrado como um grande organizador de eventos, os investimentos na estrutura e modernização dos estádios deve vir acompanhado da capacitação da força de trabalho. “De acordo com o Governo Federal, teremos que qualificar cerca de 300 mil profissionais no Brasil somente para a Copa de 2014”, informa o presidente da Trevisan Gestão do Esporte, Fernando Trevisan.

Áreas em evidência: administração, administração pública, arquitetura e urbanismo, artes plásticas, audiovisual, beleza e saúde, cinema e vídeo, dança, economia, engenharia civil, engenharia, esporte, física, fotografia, gastronomia, geografia, gestão ambiental, hotelaria, jornalismo, letras, marketing, medicina, moda, museologia, odontologia, produção cultural, publicidade e propaganda, quiropraxia, rádio e TV, relações internacionais, relações públicas, segurança pública, tradução e interpretação, turismo, vendas.

11) Solteiros(as) sem filhos

Em 2006 havia seis milhões de pessoas vivendo sozinhas e 8,6 milhões de casais sem filhos. A estimativa para 2016 é de 12 e 16 milhões, respectivamente.

Atividades com projeção positiva: comércio, beleza e saúde, dança, direito, engenharia civil, gastronomia, marketing, publicidade e propaganda, psicologia, turismo.

12) Ascensão da classe C

Trinta e cinco milhões subiram das classes D e E para a C em 2010, o que significa um aumento do poder de compra e da participação no cenário nacional, que já chega a 46% da renda brasileira.

Mercado para: construção civil, direito, engenharia civil, engenharia industrial, hotelaria, marketing, moda, publicidade e propaganda, programação de games, turismo, vendas.

13) Mercado GLS

Atualmente existem 18 milhões de gays e lésbicas no país, sendo que 40% estão na cidade de São Paulo. Do total, 57% têm nível superior e 83% pertencem às classes A e B. São pessoas exigentes que procuram produtos diferenciados com os mais diversos interesses, passando por diversão, entretenimento, cultura, esporte, viagens e alimentação.

Profissões: arquitetura e urbanismo, ciências da atividade física, comércio em geral, educação física, gastronomia, hotelaria, jornalismo, marketing, moda, publicidade e propaganda, turismo.

Pâmela Lee Hamer

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