Concurso Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve contar com publicação do edital em julho, dentro da seleção unificada
O próximo concurso Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fará parte da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, com uma oferta de 50 vagas. O processo está em fase de escolha da banca organizadora, com previsão de edital até o dia 27 de julho. Além disso, a agência confirmou o envio de um novo pedido de autorização ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, para o preenchimento de 180 vagas em 2026.
No concurso Anatel que será realizado no certame unificado todas as 50 vagas serão para o cargo de técnico em regulação de serviços Públicos em telecomunicações, com exigência de ensino médio.
Já o novo pedido de 180 vagas é para dois cargos, com exigências de ensino médio e nível superior.
No caso de ensino médio são 126 vagas para o cargo de técnico administrativo, enquanto para nível superior o pedido é de 54 postos para a carreira de analista administrativo.
LEIA TAMBÉM
A seleção contará com duas fases
A primeira fase será sobre:
A segunda será composta de um curso de formação
A parte objetiva deve contar com 90 questões e a dissertativa com até três questões, com até 90 linhas considerando todas.
As oportunidades serão distribuídas por nove blocos temáticos. Deverá ser mantido o critério de manter a inscrição para diversos cargos dentro de um mesmo bloco. Ainda segundo a ministra, a intenção é manter a aplicação das provas em um quantitativo de 228 cidades, como ocorreu na primeira edição, com possibilidade de algumas anterações.
Do total de aprovados, serão convocados para a segunda fase (prova discursiva) os melhores colocados dentro de um limite de nove vezes o número de vagas, tanto para as vagas imediatas quanto para o cadastro reserva de pessoal.
O último concurso Anatel ocorreu em 2024 e contou com uma oferta de 238 vagas, sendo 50 imediatas e 188 para cadastro reserva para o cargo de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, com exigência de nível superior.
A seleção contou com três etapas:
Além disso, o certame também contou com curso de formação profissional para o cago de especialista em regulação.
Anatel
- Agência Nacional de Telecomunicações
Vagas: 50
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Técnico
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.