MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Bombeiros BA: corporação confirma novo edital para tenentes e oficiais

Novo concurso Bombeiros BA (Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia) contará com uma oferta de 115 vagas. Previsão de edital ainda será confirmada

Concurso Bombeiros BA: servidores do corpo de bombeiros
Concurso Bombeiros BA: servidores do corpo de bombeiros - Divulgação

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/07/2021, às 08h50 - Atualizado às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um novo concurso Bombeiros BA (Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia) deve ocorrer em breve. A seleção acaba de ser anunciada pela própria corporação, por meio de publicação em suas redes sociais. Ao todo serão oferecidas 115 vagas, destinadas para tenentes e oficiais. As exigências e remunerações ainda serão confirmadas, bem como alguma previsão de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.

De acordo com informações preliminares, a distribuição de vagas por cargos deverá ocorrer da seguinte forma:

  • oficiais bombeiros militares - 40 vagas
  • oficiais auxiliares bombeiros militares - 45 vagas
  • tenentes auxiliares bombeiros militares - 30 vagas

Concurso Bombeiros BA: veja publicação

Concurso Bombeiros BA: seleção para soldados 

Um concurso Bombeiros BA para soldados chegou a ser autorizado em 2019, para o preenchimento de 500 vagas. Porém, o edital não chegou a ser publicado. A intenção era preencher 250 vagas em 2020 e 250 em 2021. Na ocasião, o órgão chegou a definir a banca organizadora, que seria o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). 

Ainda não há uma previsão se o certame terá prosseguimento ou novamente autorizado pelo governo.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio ou ensino médio com formação técnica, além de idade de 18 a 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial da carreira é de R$ 2.585,05, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Concurso Bombeiros BA - saiba como foi a última seleção

O último concurso Bombeiros BA ocorreu em 2017, sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A seleção contou com 750 postos, sendo 672 para homens e 72 para mulheres.

A seleção contou com três etapas, incluindo provas objetivas, provas discursivas e exames pré-admissionais, que incluem avaliação psicológica, exames médico-odontológicos, testes de aptidão física, exame de documentação e investigação social.

A parte objetiva contou com 80 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais, com peso um, e 50 de conhecimentos específicos, com peso 1,4. Na ocasião, os participantes também foram submetidos a uma questão discursiva.

A parte de conhecimentos gerais contou com temas de língua portuguesa, matemática e ciências humanas e naturais, além de inglês. Já na parte de conhecimentos específicos, noções de igualdade racial e de gênero, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo e noções de direitos humanos.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

+ Resumo do Concurso Bombeiros BA

Corpo de Bombeiros BA
Vagas: 500
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Soldados e oficiais, Oficiais
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: Até R$ 2585,00
Organizadora: FCC
Estados com Vagas: BA

+ Agenda do Concurso

13/11/2019 Autorização do Concurso Adicionar no Google Agenda
31/12/2023 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
concursosconcursos ba (bahia)concursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.