Concurso Bombeiros SP (Corpo de Bombeiros de Sao Paulo) deve ser realizado após aprovaçao de Projeto de lei na Alesp
Avança, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto de lei complementar 19/2025, encaminhado no último dia 10 de junho, pelo governador Tarcísio de Freitas, que busca a criação de 132 vagas para um futuro concurso Bombeiros SP (Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo) para o preenchimento de vagas temporárias para o cargo de brigadista de incêndio. No último dia 16, a proposta foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Posteriormente, a proposta ainda deve passar pelas seguintes comissões, antes de ser votada, em definitivo, no plenário da casa:
No futuro concurso bombeiros SP, ainda para temporários, a distribuição de vagas será feita da seguinte forma:
LEIA TAMBÉM
Para concorrer ao cargo deverá ser exigido ensino médio, com remuneração inicial de R$ 2.600, com jornada de trabalho 12x36.
A inclusão do parágrafo proposto ao artigo 7º tem por objetivo reforçar o caráter excepcional e temporário das contratações propostas, condicionando sua adoção a providências concretas para a realização de concurso público, sempre que a necessidade de pessoal demonstrar-se de natureza permanente ou recorrente.
A medida visa preservar o princípio constitucional do concurso público como regra para o ingresso no serviço público, coibindo o uso prolongado de vínculos precários em funções que, pela sua continuidade, exigem estabilidade e capacidade técnica, inclusive com evolução de carreira.
Além disso, a proposta vai garantir a racionalização e bom o uso dos recursos públicos. Contratações temporárias, embora previstas em situações emergenciais, frequentemente envolvem custos elevados, como encargos diferenciados, pagamentos de indenizações ou adicionais por tempo reduzido de serviço, o que pode impactar negativamente o equilíbrio fiscal. Ao induzir a substituição gradual desses contratos
por servidores concursados, a emenda promove maior previsibilidade orçamentária e respeito ao princípio da economicidade, assegurando soluções mais permanentes, eficientes e menos onerosas para a Administração Pública.
Ao vincular o prazo da contratação temporária à obrigação de realizar concurso público, nossa proposta quer reiterar e garantir os fundamentos da gestão pública responsável, assegurar direitos dos cidadãos ao acesso aos cargos públicos e proteger o erário de práticas que, embora legais, podem se tornar excessivamente caras e administrativamente ineficazes quando utilizadas de forma reiterada.
Luiz Claudio Marcolino
Bombeiros SP
- Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Vagas: 132
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Brigadista
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Até R$ 2600,00
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.