MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Dicas para o cargo de técnico administrativo

Professores especializados analisam o conteúdo programático do concurso e ajudam você nos seus estudos.

Redação
Publicado em 29/01/2010, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Recentemente, foi publicado o edital de abertura do concurso promovido pela Cobra Tecnologia, empresa vinculada ao Banco do Brasil que desenvolve, produz e comercializa tecnologia nacional no segmento de informática. O processo seletivo irá preencher 2.928 oportunidades em vários Estados do país. Do total de vagas, 2.429 destinam-se à formação de cadastro reserva, mas as outras 499 são para início imediato.

Com base no conteúdo programático das avaliações, definido pela Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP), o JC&E conversou com professores gabaritados e traz dicas de estudo para ao cargo de técnico administrativo. A carreira exige o nível médio ou técnico e o salário oferecido aos profissionais é de R$ 1,1 mil. Portanto, se você está interessado em atuar na esfera pública e possui a escolaridade requerida, não perca tempo: atente-se aos comentários a seguir, direcione os seus estudos e obtenha sucesso nos testes.

Língua portuguesa

Segundo a professora de português Lilian Furtado, da Academia do Concurso, é essencial que os concorrentes se preparem com base em provas anteriores. As indicadas são as da Marinha do Brasil (2009), Prefeitura de Valinhos (2008), Engepron (2008) e Correios de São Paulo (2008).

Sobre o conteúdo, Furtado explica que “geralmente, caem mais questões de gramática do que de interpretação”. Na parte de função sintática é preciso ficar atento ao adjunto adnominal, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e sujeito. Saber a regência de verbos como “aspirar, assistir, chegar, custar, esquecer, lembrar, preferir e visar” é um fator importante. Já as funções e as figuras de linguagem mais cobradas são a metáfora, o pleonasmo, a hipérbole e a metonímia.

Ao redigir os textos, os candidatos devem tomar cuidado com as palavras que suscitam erros de concordância, entre elas estão o uso do “porquê, meia, meio, bastante e muito”.

A professora sugere que os concurseiros treinem o pronome relativo, a crase e o valor semântico das conjunções. Identificar os predicados verbais, nominais e os verbos nominais, além de classificar o sujeito como simples ou composto, também facilita o entendimento do que propõem os enunciados.

Quando se trata de vozes verbais, é necessário identificar a transformação da voz ativa, voz passiva e voz reflexiva. Para concluir, Furtado cita o tópico “futuro do subjuntivo x infinitivo pessoal” e diz que as conjugações dos verbos “por, ter, ver e vir” tendem a aparecer no conteúdo dos testes.

Matemática

O professor Flávio Alcântara, que também dá aulas na Academia do Concurso, menciona que o programa desta disciplina é muito extenso, mas “a ESPP costuma apresentar questões de aplicação direta e relativamente simples”. Na opinião dele, é importante que os candidatos dediquem-se ao conteúdo de números inteiros e radicais.

Outra característica da banca examinadora é apresentar questões diretas no cálculo da moda, mediana e média, que requerem a aplicação de fórmulas. Probabilidade, análise combinatória, matrizes, produtos notáveis e fatoração também se destacam entre os tópicos apresentados no edital.

As perguntas sobre plano cartesiano, funções de 1º e 2º graus e logaritmo sempre caem juntamente com uma representação gráfica. Na lista dos assuntos relevantes citados por Alcântara ainda constam semelhança de triângulos; razões trigonométricas; relações métricas no triângulo; comprimento da circunferência; áreas das principais figuras planas; volume do cubo e do paralelepípedo; e seno, co-seno e tangente dos arcos notáveis.

Conhecimentos específicos

Após analisarem o edital do processo seletivo, professores da Academia do Concurso deram a sua opinião sobre o programa de conhecimentos específicos. Confira!

De acordo com Flávio Alcântara, “juros simples e compostos e regra de três são sempre cobrados”. Ele aconselha estudar as taxas, principalmente nos juros compostos e montante, mas alerta que é possível cair juros simples e compostos em uma mesma questão.

Na área de direito tributário, o professor Felipe Dutra seleciona os tópicos que devem ser priorizados: “imunidades, princípios constitucionais tributários, conceito e classificação dos tributos e crédito tributário”.

Especialista em direito comercial, Rachel Brambilla destaca que para notar a diferença entre os institutos é imprescindível saber os princípios dos títulos de crédito e compará-los com os dos contratos.

O professor Roberto Chapiro, mestre em contabilidade, acredita que para garantir um bom resultado nas provas também é necessário “conhecer a estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício (lei 6.404/76), além de entender os fatos contábeis e seus reflexos nos demonstrativos”.

Marcelo Marques, especialista em administração, sugere que os candidatos estudem a função da administração de recursos humanos. Neste caso, os subsistemas que mais se destacam são os que envolvem “recrutamento, seleção, treinamento, descrição de cargos e avaliação de desempenho”.

Já a professora Monique Aguilar orienta que é fundamental conhecer as etapas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, modelos de avaliação de desempenho, folha de pagamento, contratos de trabalho e noções de legislação trabalhista.

Referente ao conteúdo de direito administrativo, o mestre Henrique Cantarino conclui que apesar de o tema ser bastante extenso, os assuntos mais recorrentes são dispensa e inexigibilidade de licitação (arts. 24 e 25 da lei 8.666/93); os princípios licitatórios (art. 3); as modalidades (art. 22); e os tipos de licitação (art. 45). “A parte de contratos é curta (arts. 54 a 80) e vale a pena dar uma boa estudada”, finaliza.

Carreira – O técnico administrativo executará atividades semi-estruturadas e rotinas administrativas com base na contextualização dos procedimentos administrativos e roteiros de trabalho. O contratado irá preparar e digitar minutas, correspondências, memorandos, tabelas mapas e outros documentos, inclusive guias e formulários.

Segundo Wellington Vasconcellos, que atua na secretaria executiva de comunicação da Cobra Tecnologia, para trabalhar nesta área basta ter o ensino médio ou técnico, mas o candidato que comprovar experiência garantirá alguns pontos durante a seleção (conforme estabelece o edital). Ao ser perguntado sobre uma dica que possa ajudar os concurseiros, ele ressalta a importância de dedicar-se à parte de conhecimentos específicos, afinal, 52% do exame é constituído por questões deste tipo (de peso dois). Vasconcellos ainda confirma que a empresa oferece um plano de cargos, de salários e de carreira aos profissionais e que os contratos serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Quanto aos benefícios, além dos previstos em lei, os funcionários terão direito a auxílio-alimentação e plano de saúde.

Flávio Fernandes

Veja também:

Cobra Tecnologia: inscrições abertas para quase 3 mil vagas

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.