MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso do IBGE: suspensa escolha da banca para 36.946 vagas

Oportunidades no concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) serão para cargos temporários de ensinos fundamental, médio e superior

Concurso do IBGE
Concurso do IBGE - Divulgação
Patricia Lavezzo

Patricia Lavezzo

patricia@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/04/2026, às 11h55 - Atualizado às 12h00

Está suspensa a escolha da banca organizadora para o novo concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para cargos temporários. O aviso foi divulgado no site do Portal Nacional de Contratações Públicas desta quarta-feira, dia 15 de abril.

Lembrando que o prazo para as empresas enviarem as suas propostas terminaria no dia 17 de abril. A escolha será feita pelo critério de dispensa de licitação.

Segundo o Aviso de Contratação Direta nº 232/2026, a situação está como suspensa. O edital deverá ser retificado para que seja reiniciado o prazo de envio das propostas.

Suspensa escolha da banca

Inicialmente, a previsão era de 39.108 vagas, porém, o IBGE divulgou um novo quantitativo, um pouco menor, com 36.946 vagas, distribuídas entre os seguintes cargos:

  • recenseador – 27.279 vagas;
  • agente operacional regional – 938 vagas;
  • agente censitário – 7.709; e
  • analista censitário – 1.020 vagas.

Para recenseador, a exigência é de ensino fundamental, enquanto agente operacional regional e agente censitário requerem ensino médio. Já para ensino superior, a chance é para analista censitário.

As 7.709 oportunidades do agente censitário estão distribuídas da seguinte forma:

  • agente censitário – supervisor – 4.143 vagas;
  • agente censitário – regional – 938 vagas;
  • agente censitário – administrativo – 1.084;
  • agente censitário – informática – 1.098; e
  • agente censitário – qualidade – 446.

As contratações serão para desenvolver atividades relacionadas à operacionalização do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua, no âmbito do IBGE.

As previsões de ingresso são as seguintes:

Janeiro de 2027:

  • analista censitário;
  • agente censitário administrativo; e
  • agente censitário de informática.

Fevereiro de 2027:

  • agente censitário de qualidade;
  • agente operacional regional; e
  • agente censitário regional.

Abril de 2027:

  • agente censitário supervisor.

Maio de 2027:

  • recenseador.

Além da remuneração, o IBGE oferece os seguintes benefícios:

  • auxílio-alimentação no valor de R$ 1.175;
  • auxílio-transporte;
  • auxílio pré-escolar;
  • 13º proporcional; e
  • férias proporcionais.

Concurso IBGE: saiba como serão as provas

De acordo com o termo de referência da seleção, a prova objetiva contará com 60 questões de múltipla escolha. A aplicação ocorrerá em um domingo, no período da tarde, com duração de quatro horas.

O cargo de analista censitário deverá contar com 30 áreas de atuação, cada uma com questões próprias de conhecimentos específicos.

Para recenseador, a aplicação será em 4.379 municípios. Para analista censitário e analista censitário de qualidade, a aplicação ocorrerá nas capitai e no Distrito Federal. Para os demais cargos, em 977 municípios.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso do IBGE é recente e ocorreu em dezembro de 2025, para o preenchimento de 9.580 vagas temporárias, somente para cargos de ensino médio. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A distribuição de vagas foi a seguinte:

  • agente de pesquisa e mapeamento – 8.480 vagas; e
  • supervisor de coleta e qualidade – 1.100 vagas.

No caso de agente, a prova objetiva contou com 60 questões, da seguinte forma:

  • língua portuguesa - 20 questões;
  • geografia - 15 questões;
  • raciocínio lógico matemático - 15 questões;
  • noções de informática - 5 questões; e
  • ético no serviço público - 5 questões.

Para supervisor também foram 60 questões, da seguinte forma:

  • língua portuguesa - 14 questões;
  • raciocínio lógico matemático - 8 questões;
  • ética no serviço público - 5 questões;
  • noções de informática - 5 questões;
  • noções de administração e situações gerenciais - 14 questões; e
  • geografia -14 questões.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital na página do concurso do IBGE.

concursos publicosconcursos federaisconcursos 2026provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.