Novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está em pauta para o preenchimento de vagas para níveis médio e superior
Mesmo com uma oferta de 300 vagas na segunda edição do Concurso Nacional Unificado, um novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser realizado em 2026. Acontece que a pasta confirmou o envio de um novo pedido junto ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos para o preenchimento de 8.500 vagas, para cargos de níveis médio e superior.
Recentemente, o INSS havia divulgado um pedido inicial de 7 mil vagas e, na última terça, dia 24, havia confirmado a solicitação de vagas para técnicos. Agora, o INSS confirma um total de 8.500 postos, da seguinte forma:
Para concorrer ao cargo de técnico é exigido apenas ensino médio, enquanto para analisa é necessárioa possuir formação de nível superior.
Vale lembrar que, em 2023, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) recomendou a alteração de escolaridade dos técnicos para nível superior.
LEIA TAMBÉM
O governo Federal já havia se posicionado no sentido de que a exigência de nível superior para técnicos do INSS, que também acarreta mudança na remuneração, é uma reivindicação de diversas carreiras do funcionalismo e deve ser melhor discutida.
O último concurso INSS para técnicos foi realizado em 2022, com um total de nada menos do que 1.023.494 inscritos para a oferta de 1.000 vagas iniciais, além de 2.373 cadastros reserva. A banca foi o Cebraspe.
A prova objetiva contou com 120 questões, da seguinte forma:
Em conhecimentos básicos, o conteúdo versou sobre as seguintes disciplinas:
Em conhecimentos específicos:
INSS
Vagas: 8500
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade: Ensino Médio,
Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.