Concurso SMS SP (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) para a área de saúde é considerado prioridade, em diversas áreas de atuação
Um novo concurso SMS SP (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) pode ser realizado em breve. Acontece que foi publicada, no diário oficial do município desta segunda-feira, 9 de junho, a ata da 316 Sessão Plenária Ordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada em 17 de abril, onde foi discutida a necessidade de realização de novo concurso para a área o quanto antes. Vale lembrar que, em 2024, foram apresentadas emendas ao orçamento municipal para a contratação de pessoa na área em 2025. No entanto, ainda não há uma definição de quando o edital poderá ser publicado.
De acordo com a resolução, a contração de servidores para a SMS SP é uma das prioridades, incluindo a criação de uma nova carreira, de autoridade sanitária.
Diz o texto:
DIRETRIZ MUNICIPAL
Garantir a efetivação da PNSTT em toda a RAS no município de São Paulo, que contemple a todos cidadãos, com a participação do controle social, assim como, a aplicação efetiva do Código Sanitário Municipal de Saúde no que se refere especificamente ao
capítulo da saúde do trabalhador.
LEIA TAMBÉM
PROPOSTAS PARA O MUNICÍPIO
1 - Ampliar, a partir de concursos públicos, o quadro funcional estatutário de todas as estruturas e equipamentos de saúde, das unidades de vigilância em saúde e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, de acordo com as necessidades do território a partir do perfil epidemiológico, viabilizando tanto as ações de assistência, vigilância, reabilitação e educação permanente. Criar carreira de autoridade sanitária, com a garantia da plena constitucionalidade dos artigos 36 ao 43 do código sanitário municipal com direito a apoio jurídico e adicional de periculosidade. Incluir os CRSTs na estrutura administrativa da SMS viabilizando a plena funcionalidade na execução das ações.
Moção apresentada pela delegada sindical de base Carla Francisca Gomes de Oliveira também reforçou a necessidade:
NOME DA PROPONENTE: Carla Francisca Gomes de Oliveira
TEXTO DA MOÇÃO:
Concurso público para que os trabalhadores não fiquem mais com sobrecarga de trabalho. Há muito tempo profissionais de saúde estão adoecendo e, em consequência, o estado cada vez mais se vê gastando por políticas de saúde, inclusive saúde mental. E, deixando muitas vezes o usuário do SUS sem atendimento pela
falta de reposição de profissionais.
Em 2024 já havia sido anunciados estudos para o preenchimento de 184 vagas para analistas, com exigência de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.760, de acordo com a última seleção, realizada em 2016. O valor atual ainda deve ser anunciado. No entanto, a seleção ainda aguarda aval do prefeito Ricardo Nunes.
O último concurso SMS SP para analista em saúde ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 1.100 vagas, sendo 1.090 para analista de saúde - médico e 20 para analista de saúde - obstetriz. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Antes disso, uma outra seleção foi realizada em 2013, para o preenchimento de 3.272 vagas, em diversos cargos, sendo 1.020 postos para médico, 967 para especialista em saúde, 969 para auxiliar técnico em saúde e 316 para técnico em saúde. Neste caso, a organizadora foi a Fundação Vunesp.
Prefeitura São Paulo
Vagas: 184
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Analista
Áreas de Atuação: Saúde
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Até R$ 6760,00
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.