Projeto de lei que reajusta salários e reestrutura carreiras para novos concursos Federais agora segue para apreciação no Senado
Foi aprovado, na última quarta-feira, 21 de maio, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 1466/25, enviado pelo Governo Federal, que trata de reajuste das remunerações dos servidores do Poder Executivo, além de reestruturar carreiras públicas, com a criação de cargos e ampliação de 10 mil vagas na área de eduação, que podem propiciar novos concursos públicos. A proposta substitui a Medida Provisória 1286/24, encaminhada no final do ano passado, que perderá validade no próximo dia 2 de junho. Agora, o texto segue para votação no Senado Federal.
A proposta concede reajustes salariais diferenciados para diversas carreiras, reestrutura cargos e carreiras e unifica recebimento de gratificações na aposentadoria.
De forma geral, para cargos que não contaram com acordo ou negociação, o texto prevê reajustes de 9% em 2025 e 9% em 2026, retroativos a partir de janeiro.
Para professores de instituições federais de ensino com doutorado e dedicação exclusiva, por exemplo, o reajuste será de 17% em dois anos.
LEIA TAMBÉM
O projeto também prevê a transformação de 14.989 cargos vagos em 15.670 novos postos, incluindo funções efetivas, comissionadas e de confiança.
Além disso, transforma o cargo de especialista do Banco Central em auditor.
O texto da proposta, na íntegra, com mais de 800 páginas, pode ser conferido aqui.
As principais mudanças são as seguintes:
Prevê, ainda:
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.