MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Decreto reserva cota para negros e índios em concursos

Segundo decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral, 20% das vagas serão para negros e índios

Redação
Publicado em 06/06/2011, às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira (6), um sistema de cotas para negros e índios nos concursos públicos para órgãos do Poder Executivo e da administração do Estado do Rio. Segundo o decreto assinado no Palácio da Guanabara pelo governador Sérgio Cabral, que passa a vigorar daqui a 30 dias, 20% das vagas serão destinadas a negros e índios.

Cabral acredita que o decreto pode obter o mesmo sucesso da lei de cotas que foi implantada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), há dez anos. “Com essa política, reconhecemos que o negro e o índio foram vítimas durante séculos e que as oportunidades ainda não são iguais. O Estado do Rio foi o primeiro a estabelecer cotas para negros e índios na universidade e a política de cotas da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) é um sucesso. Agora, a paisagem do serviço público brasileiro começa a mudar a partir do Estado do Rio de Janeiro. Nos nossos órgãos públicos haverá mais negros e índios”, declarou.

Luiza Barros, ministra da Igualdade Social, disse que os agentes políticos e a iniciativa privada de outros estados devem se mobilizar para replicar esta nova experiência. Ela acredita que a iniciativa vai contribuir para a luta contra as desigualdades raciais no país. “O Rio de Janeiro deu o pontapé inicial e os outros Estados virão atrás. A assinatura deste decreto torna mais evidente a importância de termos no Brasil o Estatuto da Igualdade Racial que dá ao Poder Público amplas possibilidades de trabalhar de forma efetiva para a igualdade racial no Brasil.”, argumentou.

No entanto, para o professor Ricardo Ferreira, especialista em concurso público, a medida gera insatisfação para os não beneficiados, que passam a se sentir mais preocupados e isso pode acentuar problemas decorrentes da decisão, como preconceito com os grupos contemplados. Ferreira entende que a cota deveria ser social e não racial. “Talvez não seja o melhor critério. Poderia ter sido feito algo em conjunto com outras medidas como um melhor investimento na base educacional. É um processo que leva tempo”, declarou.

Segundo ele, um debate levaria a critérios diferentes, contemplando de forma diferente. Quanto ao risco de fraudes, o professor entende que a maior preocupação é na hora da declaração que, além de poder ser constrangedora, pode ser motivo de “brincadeiras” para se contestar a validade da medida.

No que diz respeito à preparação dos candidatos, para Ferreira, a principal diferença sentida nos concursos pode ser a queda da média. “Acaba-se criando um concurso dentro do concurso”, completa.

Como vai funcionar

Para se candidatar, a pessoa deve se declarar negra ou índia no momento da inscrição. Quem optar por não entrar no sistema de cotas fica submetido às regras gerais do concurso. Para serem aprovados, todos os candidatos – inclusive o grupo beneficiado – precisam obter a nota mínima exigida. Se não houver negros ou índios aprovados, as vagas de reserva voltam para a contagem geral e poderão ser preenchidas pelos demais candidatos, na ordem de classificação. A nomeação dos aprovados também obedece à classificação geral do concurso, mas a cada cinco candidatos aprovados, a quinta vaga fica destinada a um negro ou índio.

O decreto vai vigorar por pelo menos 10 anos e seus resultados serão acompanhados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A cada dois anos, um relatório será apresentado ao governador em exercício.

Renan Abbade

Veja também:

Contratos expirarão em agosto: IBGE precisará repor ao menos 3,5 mil agentes

Seis Estados: Projetos criam 99 cargos de juiz em Tribunais

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

05/06/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.