MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Após vários concursos, a vitória finalmente chegou

Com determinação e esforço é possível conquistar o sonho de se tornar um funcionário público. Confira a história de Israel Morettoni

Israel Morettoni
Publicado em 30/01/2017, às 16h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Sou Israel Morettoni, tenho 26 anos e sou estudante de ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do portal Qconcursos.com.
Passar em um concurso é o sonho que a maioria dos brasileiros possui. Comecei a pensar em ter um cargo público desde que me entendo por gente, visto que minha mãe foi servidora pública e sempre me incentivou a estudar para que também fosse aprovado, garantindo, assim, a tão sonhada estabilidade.
Presto seleções desde os meus 18 anos, sendo que naquela época “fazia apenas por fazer” e não me preparava. Ia para as provas somente com os conhecimentos que tinha adquirido até o ensino médio e nas vivências da vida. Entrei para a universidade pública nesse período e fui pegando gosto pelos estudos. Como consequência, fui gostando também das provas de concurso, já que ia me desempenhando cada vez melhor e obtendo melhores classificações.
Percebi, então, que era necessário estudar mais e, como consequência, investir. Iniciei fazendo cursos presenciais para algumas provas, tais como o concurso da Petrobras em 2010. Para realizar a prova, estudei por meio de exames antigos e, assim, pude perceber como eram cobrados os conteúdos; o que foi fundamental para aumentar minha produtividade. Acabei não sendo aprovado nesse certame, mas fiquei feliz com meu desempenho, vi que era possível passar e que dependeria apenas de meu esforço e dedicação.
De 2010 até 2015, fiz muitos outros concursos; tantos que chego a perder a conta. Em alguns fiquei aprovado, entretanto não fui nomeado, pois estava no cadastro de reserva. Mas, quando, em outubro de 2015, foi lançado um edital para a Secretaria de Fazenda do Município de Niterói, no Rio de Janeiro, cidade na qual moro e estudo, vi uma ótima oportunidade em minha vida. 
Seria um certame muito “pesado” tendo como banca a Fundação Getúlio Vargas (FGV), famosa por ser bem criteriosa (puxada). Mas decidi que seria minha hora de passar! Para auxiliar em meus estudos procurei um cursinho aqui, em minha cidade, para poder reforçar e relembrar os conhecimentos até então adquiridos.
Este concurso não acontecia há 25 anos, sendo assim, não existiria a possibilidade de realizar questões de provas anteriores. Desta maneira, o Qconcursos.com (QC) entrou em minha vida.
Eu estudava para o concurso e, quando terminava cada assunto, ia realizar todas as questões a respeito do que havia estudado, sempre priorizando a banca FGV. Dessa forma, eu pude me adequar e conhecer a maneira como a organizadora provavelmente abordaria os temas na prova. E assim aconteceu. As questões basicamente se repetem, não literalmente, mas a sua estrutura será muito parecida com o que já foi abordado em outras provas. Se você conhece o assunto e já fez questões parecidas irá achar a resposta caso tenha dúvida.
O concurso que realizei foi para o cargo de agente fazendário e foram ofertadas 40 vagas de ampla concorrência, eu acertei 66 questões de 80 e consegui obter a 32° colocação. 
Quando vi meu nome no site da banca não acreditei! Estava na faculdade na hora, eu não sabia o que fazer: se ligava para minha mãe ou para meus amigos. Literalmente entrei em êxtase. É uma emoção única! Depois de tanto esforço, tantas derrotas, e tanto sofrimento eu tinha conseguido realizar o primeiro passo de uma grande busca. Eu estava aprovado em um concurso público dentro do número de vagas.
Se eu fui aprovado, qualquer um pode ser. Apenas dependerá do esforço de cada pessoa. A dedicação ao chegar em casa cansado após um dia de trabalho e de aula e ainda passar a matéria a limpo, estudar mais um pouco e realizar questões foram fatores que fizeram a diferença. Posso dizer que tive um grande companheiro nesta luta pela vitória, que eram os ônibus, visto que passo muito tempo neles e, então, sempre estava lendo algo ou realizando questões.
Passar é muito bom e dá uma sensação de força e competência, ainda deixando um gostinho de quero mais. Eu não pararei neste concurso, já estou focado em outros. O voo será mais alto! Agora é estabilizar a vida, investir cada vez mais em material e focar nos concursos de nível superior.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Diário do Concurseiro

Diário do Concurseiro
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

30/01/2018 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.