A professora Sandra Ceraldi Carrasco inicia uma série de aulas de português voltadas para o concurso de agente de telecomunicações da Polícia Civil de São Paulo
Redação
Publicado em 10/08/2011, às 12h15
Sandra Ceraldi Carrasco
a) AONDE/ ONDE/ DONDE
ü Aonde você vai? (verbos que indicam movimento)
ü Onde estão os livros ? (verbos que indicam estaticidade)
ü Donde você provém? (verbos que indicam origem)
b) MAS/ MAIS
ü Ele é tão bom, mas é pobre. (conjunção adversativa)
ü Ele fez mais gracejos hoje. (advérbio de intensidade)
c) MAU/ MAL
ü mau é antônimo de bom (adjetivo)
ü mal é antônimo de bem (advérbio)
ü Ele escolheu um mau momento para sair.
ü O vento faz mal às videiras.
d) CESSÃO/ SESSÃO/ SECÇÃO/ SEÇÃO
ü Ele fez uma cessão de seus livros. (doar, ceder)
ü Nós comparemos a uma sessão de cinema. (reunião)
ü Compramos o agasalho na seção/ secção de esportes. (repartição, departamento)
e) HÁ/A
ü Há muito tempo ele não nos visita. (tempo transcorrido)
ü Daqui a três meses ele virá. (tempo futuro)
f) SENÃO/ SE NÃO
ü Devemos fazer tudo corretamente, senão o depósito não será efetuado. (caso contrário)
ü Se não vier, irei embora. (se por acaso não)
g) AO INVÉS DE/ EM VEZ DE
ü Ao invés do que previu a meteorologia, choveu bastante. (ao contrário de)
ü Em vez de ficar falando, prefiro sair. (em lugar de)
h) AO ENCONTRO/ DE ENCONTRO
ü Aquelas atitudes vão ao encontro do que eles pregavam. (a favor de)
ü Sua atitude veio de encontro ao que eu esperava. (contra)
i) ACERCA DE/ HÁ CERCA DE/ A CERCA DE/ A CERCA/ CERCA DE
ü Discutimos acerca dos fatos. (a respeito de)
ü O aluno entrou há cerca de uma hora. (tempo transcorrido)
ü O aluno entrará a cerca de uma hora. (tempo futuro)
ü A cerca de meu sítio necessita de reparos. (substantivo)
ü Cerca de mil pessoas compareceram. (aproximadamente)
j) DEMAIS/ DE MAIS
ü Elas estudaram demais. (advérbio de intensidade).
ü Não haviam feito nada de mais. (locução prepositiva= de menos)
ü Tragam-me os demais presentes. (pronome indefinido)
k) A FIM DE / AFIM
ü Ele saiu rápido a fim de chegar cedo. (locução prepositiva= finalidade)
ü O genro é um parente afim. (adjetivo= semelhança)
ü Tratava-se de ideais afins. (com afinidades)
l) TAMPOUCO/ TÃO POUCO
ü Não falou nada, tampouco deu satisfação. (conjunção= muito menos)
ü Temos tão pouco dinheiro. (advérbio de intensidade)
m) OS PORQUÊS
POR QUE: Início de perguntas;
· Substituindo a expressão ”por que motivo”;
· Pronome relativo. (pelo (a) (s) qual (s)).
ü Por que você faltou? (pergunta inicial)
ü Gostaria de saber por que você faltou. (por que motivo)
ü As ruas por que passamos são desertas. (pelas quais)
POR QUÊ: final de perguntas, orações.
ü – Você faltou, por quê?
ü – Nem ela sabe por quê.
PORQUE: usamos nas respostas, pode indicar explicação ou causa.
ü Venha logo, porque o jantar será servido.
ü Não compareci porque estava doente.
PORQUÊ: indica o motivo, a causa, a razão e vem antecedido por artigo.
ü Quero saber o porquê do acidente.
Bons Estudos!
Professora Sandra Ceraldi Carrasco, consultora e especialista em Língua Portuguesa, autora de livros e periódicos na área. Há mais de 20 anos ministra cursos e palestras, com índice recorde de aprovação. Seu mais recente trabalho aborda de forma prática o Acordo Ortográfico. Atualmente é coordenadora do curso preparatório IPA. Contato: professora.sandracarrasco@uol.com.br
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