MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Dicas para melhorar o rendimento nos estudos

Para que o estudo seja eficiente devem-se utilizar as ferramentas, métodos e técnicas adequadas, e eficiência é a chave para a aprovação

Dicas para melhorar o rendimento nos estudos
Shuttersotck

Publieditorial
Publicado em 22/05/2019, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

*Por Gabriel Henrique Pinto, professor e diretor da Central de Concursos, empresa com 29 anos de experiência em preparação para concursos públicos

Estudar para concurso público requer uma dedicação e rotina muito diferente do que a maioria dos candidatos estão acostumados. Trata-se de um desafio, e como acontece em qualquer desafio, é necessário preparo. Não me refiro ao preparo para a prova, mas ao preparo para o estudo em si. Para que o estudo seja eficiente devem-se utilizar as ferramentas, métodos e técnicas adequadas, e eficiência é a chave para a aprovação.

Seguem algumas dicas básicas que vão ajudar nesse desafio.

Planejamento

O candidato deve organizar um plano de estudos, pelo qual aproveite todo o tempo possível. Não adianta uma programação que estabeleça seis horas de estudo diário, quando o candidato não possui esse tempo disponível. Por isso, no planejamento, o primeiro passo é definir claramente o tempo que será utilizado para o estudo.

Horário

Na definição do horário de estudo, é preciso ter em mente que duas horas bem aproveitadas são mais úteis do que as seis inicialmente previstas, mas que acabam não sendo cumpridas ou sendo constantemente interrompidas.

Organize seu horário de estudo de forma que todas as disciplinas do concurso sejam contempladas no planejamento. Todos os tópicos do programa precisam ser estudados. Distribua as disciplinas dando ênfase às consideradas mais importantes e também àquelas em que você possui um baixo rendimento ou nunca tenha estudado.

Local

O local de estudo deve ter bastante luz, de preferência natural, e ser bem arejado. Janelas abertas são sempre o ideal. O candidato deve evitar estudar ouvindo rádio, televisão ou qualquer outra coisa que possa influir na concentração.

Procure arrumar em sua mesa todo o material de que vai precisar, pois isso evita perda de tempo e desconcentração. Para um melhor rendimento no estudo, você deve aprender a se concentrar, pois a falta de atenção resulta em uma má performance acadêmica.

Exercícios

Os especialistas na área de concursos enfatizam a importância dos exercícios na preparação dos candidatos. Quanto mais exercícios forem feitos, melhores as condições do candidato para obter sucesso no concurso.

Segundo os professores, os exercícios são a forma mais rápida para a assimilação da matéria estudada, permitindo uma imediata avaliação.

Revisão

Além dos exercícios, uma outra recomendação é para que o candidato, em seu plano de estudos, reserve tempo para fazer constantes revisões das matérias. Essa é a melhor maneira para fixar as disciplinas.

Aproveite as dicas e lembre-se: o segredo é não se permitir esquecer. Revisão. Revisão. Revisão.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.