MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Dicas para o concurseiro iniciante

O objetivo desse artigo é te mostrar estratégias e dicas certeiras para você aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes

Thiago Cabral
Publicado em 26/07/2017, às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é muito difícil. Que essa jornada é árdua e cansativa e que muitos desistem no final. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Parece um caminho bem difícil. Pode até ser, para quem não sabe como e por onde começar!
O objetivo desse artigo é te mostrar estratégias e dicas certeiras para você aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes.
Essas são dicas poderosas para quem deseja começar com o pé direito no mundo dos concursos públicos: 

Pesquise sobre o concurso 

O concurseiro inteligente não é aquele que passa até 10 horas por dia estudando, mas sim aquele que é estratégico. E para ampliar sua visão dos concursos públicos e saber qual área ideal para estudar, é preciso pesquisar sobre o concurso que você quer, pois isso vai mudar sua vida de uma vez por todas.
Decidiu qual concurso focar ou pelo menos a área (fiscal, policial, tribunais, entre outros)? Agora você vai pesquisar sobre o concurso. Editais anteriores, provas e grupos no Facebook. Conversar com alguém que já passou também é muito importante.
É muito importante focar em um concurso ou, pelo menos, em uma área específica. Vai ficar mais fácil para pesquisar, estudar e, acima de tudo, conquistar sua aprovação.
A etapa pesquisar consiste, resumidamente, em: escolher o concurso; pesquisar edital e provas anteriores; procurar grupos no Facebook e, se possível, conversar com quem já foi aprovado; ler o edital; analisar a banca examinadora do seu concurso. 

Prepare seu ambiente 

Já se imaginou estudando no meio de uma bagunça, perdendo tempo procurando anotações por não saber onde está? Ou, pior ainda: estudar na frente da televisão ou com o Facebook aberto? Além de não te ajudar em nada, prejudica sua concentração e memorização.
Preparar o seu ambiente de estudos é muito importante para a sua concentração. Isso vai preparar sua mente e também trazer um ar mais profissional, aumentando, assim, o seu foco e a sua concentração. 
Converse com a sua família, explique que você vai começar a estudar para concursos públicos e que assim que acabar seus estudos diários, você vai ter o maior prazer de aproveitar seu horário livre com eles. Há várias histórias de sucesso de mães e pais com filhos pequenos que foram aprovados em concursos públicos superconcorridos.

Organize-se

Poderia escrever vários artigos sobre a importância da organização. Sim, ela é essencial. O que os aprovados nos melhores e mais concorridos concursos públicos têm em comum é a organização. Você não precisa ter um guarda-roupa todo arrumadinho, com gavetas impecáveis. Mas seus estudos precisam ser organizados! Eu falei no meu artigo anterior que vemos a rotina como algo ruim, pejorativo (“cair na rotina”). Mas nos estudos isso é benéifico, diria até mesmo imprescindível!

Personalize seus estudos

Personalizar é a melhor forma de aprender mais rápido a matéria cobrada no edital do seu concurso. Muitos cursos presenciais, ou online, e apostilas, atribuem o mesmo peso e importância igual para todos os itens do edital e para todo mundo. Mas existem pessoas que são muito boas em exatas, porém na parte de português e noções de direito, possuem muitas dificuldades. Outras são muito boas em português, porém, nem tanto em exatas. E por aí vai…
Liste os conteúdos programáticos do edital; analise cada conteúdo, veja seu nível de conhecimento, identifique as áreas que você mais tem conhecimento e principalmente as que você não tem conhecimento algum. Através das provas anteriores você vai perceber quais itens são mais cobrados.
Agora você já sabe suas dificuldades e o que mais a banca examinadora cobra. Personalize seus estudos, dando uma atenção maior para os assuntos que são mais cobrados e você tem mais dificuldade. Isso é ser inteligente, estratégico, ou seja, estar estudando para ser aprovado no concurso público dos seus sonhos.

Motivação 

É bem comum ter aquele pique no começo dos estudos. Mas com o passar dos dias essa empolgação diminui até o ponto que você nem sabe mais o porquê está estudando. Muitos nesse momento acabam desistindo ou fazem a prova apenas por fazer. A motivação é necessária para quase tudo nessa vida. É claro que para concursos públicos não é diferente. É aí que vem a motivação para sempre te lembrar os seus reais motivos e te dar o combustível necessário para chegar ao final: a sua aprovação no concurso público dos seus sonhos!
Thiago Cabral é auditor-fiscal do Estado de Santa Catarina, coach e professor do Estratégia Concursos
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.