No interior paulista, a Prefeitura de Borborema recebe as inscrições do concurso público que vai preencher cinco vagas, além de formar cadastro reserva (CR), na carreira de professor.
Habilitação específica ao magistério em nível de ensino médio, curso normal superior ou licenciatura plena em pedagogia são requisitos para professor de educação básica I – PEB I – educação infantil (5).
Para professor de educação básica II – PEB II – arte (CR) e educação especial (CR), exige-se curso superior, graduação ou licenciatura plena, com habilitação específica na disciplina própria ou curso superior em área correspondente com complementação nos termos da legislação vigente.
As exigências para professor de educação básica II – PEB II – educação física (CR) são as seguintes: curso superior, graduação ou licenciatura plena, com habilitação específica na disciplina própria ou curso superior em área correspondente com complementação nos termos da legislação vigente, e registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).
Os vencimentos são de R$ 1.218,52 (PEB I) e R$ 1.315,51 (PEB II) para 30 horas/aulas semanais.
Inscrições
As participações no
concurso da Prefeitura de Borborema deverão ser garantidas até o dia 15 de novembro pelo endereço eletrônico
www.consesp.com.br.
Os valores das taxas de participação são de R$ 39 (
PEB I) e R$ 47 (
PEB II).
Avaliações
As
provas objetivas do
concurso da Prefeitura de Borborema serão aplicadas às 9h do dia 20 de dezembro, em locais a serem informados no site das
inscrições, com antecedência mínima de três dias.
Principais atribuições dos cargos
PEB I (educação infantil) – Cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos nas escolas municipais de educação infantil; proceder, orientar e auxiliar as crianças no que se refere à higiene pessoal; manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade e apurar a frequência diária das crianças; respeitar as épocas do desenvolvimento infantil; planejar e executar o trabalho docente; realizar atividades lúdicas e pedagógicas que favoreçam as aprendizagens infantis.
PEB II (arte) – Compreender a aula de arte como um processo dinâmico, um ato comunicativo dialógico, ético e estético e como espaço de constituição de seres humanos dotados de autonomia, sensibilidade, criatividade e inventividade; promover o processo simbólico inerente ao ser humano através das linguagens gestual, visual, sonora, corporal, verbal em situações de produção e apreciação, construindo com os alunos a relação dialética entre o eu e o outro, entre diferentes contextos culturais e diante de múltiplas manifestações artísticas.
PEB II (educação especial) – Promove a educação de crianças portadoras de necessidades especiais, aplicando técnicas e adaptando métodos regulares de ensino, para levá-los a uma integração social satisfatória e realização profissional em ocupações compatíveis com suas possibilidades e aptidões; elaborar o plano pedagógico de ação, imprimindo-lhe caráter flexível, de acordo com as carências e potencialidades de cada aluno para obter melhores respostas nos ensinamentos ministrados.
PEB II (educação física) – Promover, incentivar e orientar as práticas físicas e recreativas junto às escolas, creches, centro esportivo e outros; incentivar por meio de processos pedagógicos e outros processos educativos, a cultura moral, cívica, intelectual e física através da prática desportiva e recreativa; trabalhar pelo aperfeiçoamento das crianças, proporcionando-lhes orientação relativa aos melhores métodos para seu desenvolvimento biopsicossocial.
Conteúdo programático
Conhecimentos educacionais BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 23 dez. 1996. ______. Lei Federal nº 8.069/90 (arts 1º ao 140). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 16 jul. 1990. ______. Constituição da República Federativa do Brasil (art. 205 a 217). Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 05 out. 1988.
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir – relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?. Porto Alegre: Artmed, 2005.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?. São Paulo: Cortez, 2001.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar por uma docência de melhor qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.