MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inep divulga o resultado do Encceja 2018

O Encceja oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino

Douglas Terenciano
Publicado em 13/11/2018, às 10h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou o resultado do Encceja 2018, exame que oferece a possibilidade de pessoas conquistarem o diploma dos ensinos fundamental ou médio.

O resultado está disponível no site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Os candidatos devem acessar o portal, informar o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição.

Vale destacar que só conseguirão o certificado de conclusão aqueles que atingirem, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas avaliadas e, pelo menos, nota 5 na redação.

O que é o Encceja 2018?

O exame oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Até 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também tinha essa função, mas desde o ano passado os objetivos das provas foram desagregados.

Para participar é necessário ter ao menos 15 anos completos na data de realização da prova (ensino fundamental) ou no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame (ensino médio).

O Encceja aplica quatro provas objetivas e uma redação, todas em um único dia, de manhã e à tarde. Quem busca o diploma do ensino fundamental presta os exames de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia, além da redação.

Já as provas do Encceja para os candidatos que almejam certificado do ensino médio abordam os temas de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os inscritos também fazem uma redação.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.