MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Essa mania de se colocar para baixo!

Luiza Ricotta descreve sobre os benefícios de pensar de forma positiva na hora de investir em um objetivo

Redação
Publicado em 22/07/2013, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Luiza Ricotta

Pensar de forma positiva é conduzir seu pensamento de maneira eficiente, dando crédito a si mesmo, sem ficar submetido a visões derrotistas, como costuma ocorrer com aqueles que estão no afã de acertar, conquistar e conseguir o mais rápido possível o resultado de uma aprovação. Alguns passam a duvidar de sua capacidade de memorizar, aprender, pensar, responder corretamente, confundindo as coisas com facilidade e cometendo erros.  Com o tempo, a pessoa aprende que não funciona desta forma e que sua conquista, além de ser um processo de aprimoramento, irá testar todas as suas habilidades. Diante de conflitos e situações que lhe questionam e colocam-se em condição inferior, para baixo.

Não estamos dizendo que você não irá enfrentar desafios, ao contrário: pretendemos fazê-lo compreender e questionar qual a necessidade de posicionar-se derrotado diante do dia a dia que precisará enfrentar. Quando não enfrentamos as dificuldades elas retornam, assombrando e estabelecendo uma modelagem negativa, fazendo com que você se direcione a uma visão negativa, nada producente, vivendo aquele sentimento de estar “sem saída”.

Esses são modos de se boicotar, aumentando a intensidade dos obstáculos e dificuldades. Sim, eles existem, no entanto, com o aumento da carga, se tornam acentuados. Com a carga pesada, ficamos tensos, irritadiços, negativos com relação às suas perspectivas, desgastados, plenamente ansiosos. Com isso, a margem de dúvidas em relação a seu desempenho se amplia, tomando uma dimensão suficientemente grande a ponto de estragar, desgastar aquilo que poderia estar transcorrendo de forma pacífica e serena.

Por outro lado, alguns se tornam uma verdadeira farsa, parecendo ou pensando que estuda, mas duvidando a todo instante de que irão conquistar sua colocação. Se sentem já cansados e temerosos pela dúvida que os assola, e por isso duvidam de que possam continuar desejando a vitória. Mas ela é a todo instante comprovada por suas ações e sua capacidade de ir prosseguindo com resultados que não são ainda o coroamento de todas ações, mas que estão numa sequência de acontecimentos que, ao serem ultrapassados, conquistam uma posição definida.

A vitimização da sua pessoa passa a ser um modo de se reconhecer fraco diante da batalha que é o dia a dia característico de um candidato. Sendo assim justifica sua incapacidade de conquistar, posicionando–se de maneira inferior, sem condições de ultrapassar barreiras.

O candidato precisa da sua paz e fazer constantemente uma ponderação quanto a amenizar suas cobranças.

Luiza Ricotta é psicóloga e professora em cursos de pós-graduação e preparatórios para a carreira pública. É especializada no atendimento a concurseiros, tendo desenvolvido e criado a “Preparação emocional do candidato”. É autora de livros, entre eles: “Preparação emocional em concursos: equilíbrio e excelência”. Ministra o curso ‘Preparação emocional’ na Área VIP do JC&E: www.jcconcursos.com.br/vip. E-mail: luizaricotta@hotmail.com. Twitter: @luizaricotta.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.