MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Muitas oportunidades além do edital do MPU

Especialistas comentam a importância do concurso que deve preencher uma quantidade superior às 594 vagas na forma de cadastro

Redação
Publicado em 21/07/2010, às 10h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O concurso do Ministério Público da União (MPU) promete ser um dos mais concorridos devido ao número de ofertas efetivas – 594 – e a formação de cadastro reserva (CR). Essas oportunidades estão distribuídas em municípios de várias unidades brasileiras, abrangendo os quatro ramos do Ministério Público e outro do Conselho Nacional.

De acordo com o especialista Fábio Gonçalves, presidente da Abece (Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade), o candidato será classificado pelo cargo e unidade da federação para a qual se inscrever. “No entanto, não será possível escolher qual a área do Ministério Público em que irá atuar”, completa.

Como o MPU costuma convocar muitos candidatos da lista de cadastro reserva, os concurseiros não devem se desesperar: a possibilidade de aprovação é maior do que se imagina. O diretor pedagógico das carreiras fiscais do cursinho Damásio, Marco Antonio Carboni, afirma que o número de vagas é infinitamente superior ao que se coloca no edital. “Os concursos do MPU têm uma dimensão muito grande, tanto que nas últimas seleções quase 100% dos candidatos que estavam no cadastro foram chamados”, diz.

O prazo do concurso é de um ano e pode ser prorrogado por mais um. Isso quer dizer que em pouco tempo um grande número de profissionais ingressarão no serviço público. Estima-se que 50% serão contratados já no primeiro ano. Os principais motivos são a aposentadoria, morte e mudança de emprego.

O mecanismo na máquina pública é muito parecido com uma fábrica, na qual todos têm uma função específica, e se esse cargo vagar, imediatamente tem que ser preenchido. Para Carboni, esse regime de contratação é imprescindível, porque há a necessidade de poder contratar profissionais paulatinamente à medida que necessitam preencher um cargo. “Por essa razão, se o órgão fosse esperar para abrir outro processo, poderia não dar tempo e iria dificultar o trabalho do MPU, que está presente em 90% das transações judiciárias do país”, analisa.

A definição do número de vagas a serem preenchidas por cadastro reserva é feita por um índice que mede quantas pessoas saem na empresa no período de um ano por qualquer motivo. Assim, é possível fazer o planejamento e traçar novas estratégias de crescimento. Entretanto, o coordenador pedagógico relembra que há um contrato de intenções entre o órgão e os concorrentes, que podem aceitar ou recusar a oferta caso já tenham arrumado outro emprego na época da convocação.

Andréa Carolina Ferreira/SP

Veja também

MPU: Inscrições abertas para técnico e analista

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos JC&E

JC&E
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

21/07/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.