MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O que faz o Técnico em Enfermagem?

Veja sobre o perfil do profissional, mercado de trabalho e curso específico sobre o Técnico de Enfermagem

Foto Técnco em Enfermagem
Foto Técnco em Enfermagem - Shutterstock

Redação
Publicado em 21/06/2019, às 19h33 - Atualizado às 19h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O técnico de enfermagem presta assistência ao paciente, cuidando de seu conforto e higiene. Esse profissional integra uma equipe e atua sob a supervisão de um enfermeiro. E é o técnico quem tem mais contato com o doente. Cuida do paciente com atenção, paciência e carinho.

Colabora no atendimento de emergências. Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde das pessoas, além de administrar tratamento prescrito pelo profissional Enfermeiro.

De acordo com Paula Maria da Glória, especialista na área, trata-se de um profissional muito solicitado pelo mercado. Segundo ela, muitos confundem a atuação do técnico. "Há certas limitações. Ele não vai prestar atendimento avançado, que fica a cargo do Enfermeiro".

Para a especialista, o técnico nessa área tem todas as competências para lidar com emergências. "Pode prestar atendimento pré-hospitalar, afinal possui todas as potencialidades do profissional da área de saúde. O técnico é quem faz o atendimento básico", completa Paula.

Perfil do Técnico de Enfermagem

O técnico em enfermagem deve ser um "cuidador" nato, porque sempre estará prestando serviços para alguém. Por isto, é preciso, acima de tudo, gostar muito de lidar com doentes, porque este profissional será responsável pelo enfermo como um todo.

É quem vai executar as prescrições médicas, alimentar, dar banhos nas pessoas, enfim, fazer todo o acompanhamento do paciente. "Aquele que pretende trabalhar como técnico de Enfermagem tem que gostar de gente, pois essa profissão é de gente que cuida de gente. Ter postura ética e gostar da área de humanas também é importante", diz Paula.

Para atuar nessa carreira, também é recomendável que o futuro profissional possua boa disposição física, ótima saúde, capacidade de concentração e para cumprimento de ordens e de determinações, que saiba lidar com a visão de sangue e de pessoas acidentadas, possua capacidade de pensar e agir sob pressão, desejo de ajudar às pessoas, equilíbrio emocional, firmeza, habilidade manual para trabalho em equipe, proatividade, interesse pelo corpo humano, paciência, senso de responsabilidade.

Curso de Técnico de Enfermagem

Com duração de dois anos, o curso técnico de enfermagem coloca o aluno em contato com várias disciplinas, entre elas: Primeiros Socorros; Recuperação e Reabilitação em Clínica Médica e Cirúrgica; Assistência à Saúde da Mulher e da Criança; Enfermagem Gerontológica.

Mercado de trabalho para o Técnico de Enfermagem

O técnico de enfermagem pode trabalhar em diversos tipos de unidades de saúde, em laboratórios de análises clínicas e em estabelecimentos sociais que integram profissionais da área. Podem atuar ainda em domicílios, ambulatórios de empresas, spas, asilos, creches, escolas e clubes.

"O mercado é grande, mas o profissional precisa ser competente para conseguir uma vaga na área. Sobram vagas por falta de gente com perfil. Muitos confundem com Medicina. O indivíduo chega cedo no mercado, só que acaba optando por seguir carreira como Enfermeiro [nível superior], então acaba faltando profissionais de nível técnico", analisa a especialista.

"Considero promissora a atuação desse profissional em unidades especializadas, como UTI adulto e neonatal, Urgência e Emergência", completa Paula.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.