MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Tenha consistência

Ter firmeza representa ser constante com relação ao que está em seus planos, sabendo que é na ação frequente, que se poderá desenvolver algo, com dedicação constante ao desafio da carreira pública

Redação
Publicado em 21/06/2012, às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Luiza Ricotta

Tudo o que faz parte de você e sua vida, o auxiliará na sua escalada rumo ao sucesso profissional. E deve ser utilizado ao seu favor. Para isso é preciso reconhecer as áreas em que você é melhor, suas habilidades e talentos, bem como o que precisa ser aperfeiçoado.

Um destes aspectos a ser explorado geralmente está associado a manter seu interesse, direção e constância ao tipo de vida aliado ao seu propósito. E isso ocorre através da sua produção efetiva com relação ao seu investimento: - a consistência, que é a firmeza necessária que dá sustentação ao modo de realizar as suas atividades. O trabalho constante, diário que se consolida na prática, no caminho pelo qual você evolui. Ter firmeza representa ser constante com relação ao que está em seus planos, sabendo que é na ação frequente, que se poderá desenvolver algo, com dedicação constante ao desafio da carreira pública.

Esta condução se dá por meio de um processo e não pelo imediatismo, costumeiramente vivido pelos ansiosos, e, nem mesmo à rigidez e pouca flexibilidade, daqueles que diante dos acontecimentos, se enfraquecem em altos e baixos; ora querendo, ora desistindo dos seus planos profissionais.

A perseverança, a constância em prosseguir, a criação de um caminho definido, assim como quando marcamos a grama, ao passarmos frequentemente por ela; configura uma trilha, onde o que você é hoje está associado ao que você se torna em relação ao seu futuro. Você trabalha no presente pela realização do seu amanhã!





E como o seu desempenho depende de seus esforços, seus resultados vão depender unicamente de você, desde que tenha consistência.

É preciso validar toda experiência vivida neste seu percurso, a começar por considerar positivamente o que até o momento pode fazer.

O candidato torna-se vigilante, crítico de seu desempenho. E muitas vezes, não convencido do seu progresso, guia-se por falsas e más crenças, pelo negativismo e imediatismo. A sensação de pouco valor somada a esta atmosfera de inoperância e pouca efetividade, caracterizam uma não identificação com a forma de seu projeto de carreira almejada. Sucumbindo, portanto; dando vazão ao desânimo e fazendo-o perder a constância, ao imputar a si ou ao seu processo, algumas falhas, tendo-a como um insucesso.

É na valorização e no reconhecimento pessoal que se forma a base necessária para você buscar tal consistência nos seus atos; ou seja, um funcionamento que contém os elementos da perseverança, num suceder de acontecimentos que repercutem na efetivação de seus feitos.

O sonho sempre lhe parecerá fantasioso e é na atividade diária, no modo de se conduzir, que se toma contato com as dificuldades e facilidades inerentes ao processo de aquisição do perfil profissional que se deseja tornar. A carreira na verdade desponta e surge no decorrer desta trajetória.

O desmoronamento emocional e as decepções surgem, apontando que a condução do processo não está possibilitando satisfação e resultados. Há um quebra-cabeça a ser formado. E que quando ordenado e organizado oferece um sentido que culmina na concretização passo a passo do seu projeto profissional.

Talvez seja preciso se acostumar ao fato de que as situações adversas existem e podem trazer-lhe alterações, mas não desmoronar sua produção! Reconheça que boa parte do seu desafio pela carreira pública está na habilidade em lidar com inúmeras variáveis.

Luiza Ricotta é psicóloga e coach na preparação de candidatos. Professora universitária de cursos de pós-graduação e em escolas preparatórias para concursos. Mestre pela U.P.Mackenzie. Pós-graduada em Terapia Familiar PUC-SP e em Psicodrama como Didata Supervisor – FEBRAP. Autora de livros,  entre eles: "Preparação Emocional em Concursos: equilíbrio e excelência". E-mail: profluizaricotta@hotmail.com Twitter: @luizaricotta

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.