MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

“Skimming”, primeira leitura ou como começar uma prova

Para se realizar uma boa prova são necessárias três leituras: a pré-leitura, a leitura e a pós-leitura ou leitura de revisão. Saiba mais sobre o assunto com dicas de William Douglas, o Guru dos Concursos

William Douglas
Publicado em 15/07/2015, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Quem já leu o Como Passar em Provas e Concursos sabe o quanto sou enfático ao dizer que para se realizar uma boa prova são necessárias três leituras: a pré-leitura, a leitura e a pós-leitura ou leitura de revisão. Hoje falarei sobre a primeira delas, a pré-leitura, ou “skimming”, que tem um objetivo bastante diferente da leitura em si. 
Sua proposta é tornar possível uma visão global e superficial do assunto. Fisiologicamente, os movimentos oculares se diferenciam daqueles realizados na leitura integral; psicologicamente é destinada a uma análise superficial do conteúdo.
Se você nunca realizou essa pré-leitura, recomendo que a faça. Se não sabe como fazer, darei algumas dicas e apontamentos.
Uma prova típica de concursos (discursiva) possui textos e questões. A mesma técnica que se aplica para o “skimming” do texto é a que se aplica às questões. Inicialmente, observe o título e o subtítulo (se houver). De maneira geral, se houver fotos e negritos, ou seja, partes já concebidas como relevantes, se atente a elas e a tudo aquilo que já estiver em destaque. Nas questões, não raro palavras como “não”, “incorreto” e “única” podem vir em destaque e é importante se atentar para esses detalhes, pois indicam o que a banca espera como resolução daquela questão. 
Passada a etapa dos destaques óbvios, sobrevoe e explore o texto deslizando em “S”. O movimento fundamental de “S” consiste em deslizar sobre as linhas impressas com um movimento amplo e sinuoso, fazendo uma varredura do texto com o campo visual. Durante a varredura do texto com o movimento de “S”, a sua atenção deve estar focalizada na identificação de palavras-chave, quer dizer, buscando um apoio seletivo nas palavras que sejam mais significativas para que tenha uma visão global do assunto a ser abordado. Por isso é importante analisar título e subtítulo primeiro, pois é partindo dessa informação que você poderá identificar o conteúdo do texto e suas palavras-chave se tornarão mais visíveis.
No caso das questões, evite ler as alternativas, pois isso pode direcionar seu raciocínio e não é essa a proposta da primeira leitura. Avalie apenas os enunciados e fique atento para palavras-chave contidas nele.
Não se preocupe com perder palavras! A pré-leitura é para ser um percurso flexível, em que nem todas as palavras precisam ser apreendidas para que se consiga identificar a essência do texto; a identificação do assunto se dá a partir do reconhecimento de parte delas. Você só quer delinear os contornos do assunto nesse momento e não compreender em profundidade – para isso teremos a segunda leitura.
Como toda técnica, deve ser algo aprimorado com treino e prática. Portanto, nas primeiras vezes em que for realizado este sobrevoo, se alguma ideia do texto não ficar muito clara, não se preocupe! Siga as demais fases da leitura da prova, compreenda as possibilidades que esse pequeno sobrevoo pode trazer a longo prazo e faça sua prova decolar.
William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas Como Passar em Provas e Concursos e As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2 e William Douglas ? Facebook).
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.