MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Sete motivos para não esperar o edital

Iniciar os estudos antes do edital ser publicado é o pontapé inicial para garantir a aprovação em um concurso público

Artigo
Publicado em 13/11/2018, às 09h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se você é daquelas pessoas que fica na dúvida sobre qual é o momento certo para começar a estudar para concursos públicos, este artigo é para você. Iniciar os estudos antes do edital ser publicado é o pontapé inicial para garantir a aprovação. Por isso, professores da Casa do Concurseiro listaram sete motivos para você não esperar a publicação do edital. Confira:

1. Sair na frente dos concorrentes

É certo que maioria dos candidatos espera o edital sair para iniciar os estudos. Alguns, por medo de estudar alguma disciplina que não vai cair na prova; outros, por falta de experiência em concursos públicos. No entanto, concurseiros experientes sabem a importância de aproveitar o tempo. Assim que o concurso é autorizado, você já deve começar a se preparar. Quem estuda antes da publicação do edital sai na frente dos concorrentes, ganhando mais tranquilidade para realizar a prova.

2. Estudar a partir do edital anterior

Normalmente, os órgãos públicos mantêm um padrão para a realização do concurso. Se você estudar a partir do edital da última prova, o mais provável é que sejam feitas apenas algumas mudanças para a que ainda vai acontecer. Você também pode estudar resolvendo as provas anteriores e, assim, ganhando conhecimento sobre como a prova é aplicada. Claro, é importante lembrar que podem haver mudanças como o órgão mudar a banca que realizará o concurso ou alguns métodos e etapas de seleção serem modificados.

3. Mais tempo para estudar

Na maioria dos casos, a publicação do edital é feita poucos meses antes da realização da prova e, nesse período, é impossível se dedicar a todo o conteúdo exigido com afinco. Então, se você iniciar seus estudos antes, você terá mais tempo para se preparar do que a maioria dos candidatos. Se você estudar a partir do edital da prova anterior, quando sair o edital do seu concurso, você já terá visto a maioria das matérias exigidas pelo certame.

4. Disponibilidade para criar uma rotina

Você terá tempo para se organizar e criar uma rotina. Faça uma lista com os principais conteúdos que você precisa estudar e crie um cronograma de estudos. Assim que o edital sair, você saberá quais disciplinas merecem mais atenção, quais não precisam ser vistas e quais precisam apenas de uma revisão. Dessa forma, você não perderá tempo com o que não é necessário para a realização da sua prova.

5. Tempo para identificar suas dificuldades

Como já está estudando há algum tempo, você terá mais facilidade para perceber quais são as suas dificuldades. Quando o edital for publicado, você saberá quais obstáculos precisam ser superados no momento e poderá priorizá-los. O tempo é o principal elemento que você ganha ao estudar antes de sair o edital. Então, aproveite para tirar suas dúvidas com antecedência e focar nos conteúdos mais complexos para você.

6. Tempo para revisar as matérias

A ideia é aproveitar e organizar seu tempo. Se você já estava estudando, poderá focar na revisão de todo conteúdo que já viu quando o edital sair e dedicar mais tempo para alguma disciplina que talvez não tenha visto. Você deve priorizar as disciplinas mais importantes para o concurso e aquelas em que você possui mais dificuldade. Fazer a revisão com calma deixará você mais seguro e tranquilo na hora de realizar a prova.   

7. Procurar um curso preparatório de qualidade

Estudar com alguém que entende do assunto é muito melhor do que estudar sozinho. Ter uma pessoa para orientar os estudos ajudará você a compreender qual caminho deve seguir. Não espere o edital sair para iniciar um curso preparatório! Comece agora mesmo e mude seu futuro!

Professores da Casa do Concurseiro

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.