Edital em breve

Concurso TJ RJ 2019 para juiz tem comissão formada

O novo concurso público TJ RJ 2019 (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) para o cargo de juiz exige formação superior em direito e três anos de atividade jurídica, com inicial de R$ 26,1 mil

Fernando Cezar Alves
Publicado em 11/06/2019, às 10h49 - Atualizado em 07/07/2019, às 22h02

Concurso TJ RJ 2019 -  Sede do TJ RJ
Divulgação

O novo concurso TJ RJ 2019 (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) para o cargo de juiz substituto já começa a ser preparado. O primeiro passo ocorreu em 11 de junho, com a publicação, em diário oficial, dos nomes dos membros da comissão organizadora. A quantidade de vagas deverá ser confirmada em breve pelo órgão. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito há, no mínimo, três anos, além de possuir três anos de atividade jurídica, com remuneração inicial de R$ 26.125,17. A expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja divulgado no decorrer do segundo semestre.

A comissão do concurso é presidida pela desembargadora Leila Maria Rodrigues Pinto de Carvalho e Albuquerque e conta, ainda, com os seguintes membros: Antônio Iloízio de Barros Bastos, Cristina Serra Feijó, Maria Helena Pinto Machado, Augusto Alves Moreira Júnior e Anderson Prezia Franco, tendo como suplentes Gilberto Clóvis Farias Matos e Bruno Barata Magalhães.

Concurso TJ RJ 2019 -  Saiba como foi a última seleção para juiz

O último concurso TJ RJ  para juiz  ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 16 vagas imediatas para juiz substituto. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.
A seleção foi composta de cinco etapas, incluindo provas objetivas, provas discursivas e prática de sentença, sindicância da vida pregressa e investigação social, além de exame de sanidade física, mental e psicotécnica, prova oral e avaliação de títulos.

A parte objetiva contou com 80 questões, distribuídas por três blocos. O primeiro contou com questões versando sobre direito civil, direito processual civil, direito do consumidor e direito da criança e do adolescente. No segundo, direito penal, direito processual penal, direito constitucional e direito eleitoral. Por fim, no último, direito empresarial, direito tributário, direito ambiental e direito administrativo. 

Prova anterior TJ (RJ)

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou diversas provas de Juiz Substituto, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. Avalie se a organizadora será a mesma para o novo concurso TJ RJ.

 

Comentários

Mais Lidas