MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja o que estudar para a prova de técnico

São ofertadas 200 chances de técnico administrativo, que requer o nível médio e oferece salário de R$ 2.496,59

Redação
Publicado em 12/08/2010, às 11h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se você irá prestar o concurso do BNDES para o cargo de técnico administrativo, fique atento, a seguir, às dicas de professores para a prova, conforme a disciplina. E lembre-se de que, na matéria de língua estrangeira, você poderá optar por inglês ou espanhol.

Conhecimentos do BNDES

Por Alexandre Vasconcellos*

O candidato deve dispensar atenção especial à Lei 4.595, que fala sobre o Sistema Financeiro Nacional, sua estrutura e atribuições, não esquecendo que o BNDES é o principal instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal - essa questão é muito cobrada pela banca e é recorrente. Observe também os detalhes do  funcionamento interno contido na Legislação e no Estatuto.

*Professor do Centro De Estudos Alexandre Vasconcellos - CEAV

Conhecimentos gerais

Por Marcio Vasconcelos*

O candidato deve observar que a matéria Conhecimentos Gerais e Atualidades é uma junção de diversas ciências: história, geografia, ciências políticas, relações internacionais e economia. De maneira mais sintetizada e objetiva, pode-se dizer que a matéria Conhecimentos Gerais e Atualidades subdivide-se em três grandes pilares: política, economia e meio-ambiente. Para a correta preparação é necessário que se entenda o contexto do cotidiano e, além disso, que se tenha o domínio das chamadas Vinculações Históricas ligadas aos assuntos abordados. Portanto, fatos como a crise financeira na Europa, o acordo de redução de armas nucleares entre EUA e Rússia, ou o vazamento de petróleo ocorrido no golfo do México são fatos que podem ser cobrados.

*Professor do Centro De Estudos Alexandre Vasconcellos - CEAV

Matemática

Por Profº Pio*


Tendo em vista o curto prazo de preparação, é importantíssimo que você chegue no dia da prova com a totalidade do edital completamente dominado. Assuntos como: PORCENTAGEM, associado a juros, descontos por fora e por dentro, capitalização composta, proporcionalidade, resolução de equações e sistemas, progressões aritmética e geométrica e estatística descritiva (média, moda, mediana e quartis para dados em rol e em classes) certamente serão os mais frequentes. Um estudo eficiente é aquele em que os exercícios são resolvidos com o DOMÍNIO DOS CONCEITOS, sabendo o motivo daquela linha de raciocínio. Foi-se o
tempo em que os milagrosos “macetes” eram totalmente suficientes para a resolução das questões. Mãos à obra!!!!!

*Professor do Centro De Estudos Alexandre Vasconcellos - CEAV

Língua portuguesa

Por professor Pedro Henrique*

Aos candidatos que aspiram a uma vaga no concurso para ingressar no BNDES, é importante atentar para o fato de que a língua portuguesa é uma matéria com muitos detalhes. A banca CESGRANRIO exige conhecimento de gramática e interpretação de texto. É uma prova que possui pesos diferentes para cada questão. A banca tem um histórico que mostra que a gramática tem mais peso que a interpretação de texto. As classificações da partícula “SE” são cobradas com frequência, bem como as vozes verbais e reescritura de sentenças. É válido ressaltar que a resolução de provas anteriores é de extrema importância para que o candidato fique o mais próximo possível da realidade do concurso.

*Professor do Centro De Estudos Alexandre Vasconcellos - CEAV

Língua espanhola

Por Ronaldo Gonçalves de Oliveira*

O candidato deve se prender à produção de sentido a partir das construções sintáticas do espanhol, que podem causar problemas na identificação dos elementos da frase. Atenção ao uso de termos anafóricos, eles retomam palavras e sentidos já apresentados no texto. Identificar as conjunções é fundamental, pois elas funcionam como conectores que imprimem novos valores semânticos ao texto. Embora o espanhol seja uma língua bem parecida com o português, é importantíssimo certo domínio lexical, como nomes dos dias da semana e alguns falsos cognatos das áreas econômica e sócio-ambiental. A prática de leitura deve ser um exercício constante. O candidato deve acessar jornais como El País ou La Nación para esse exercício. Procure não fazer a prova de Espanhol imediatamente antes ou depois da prova de Português: as estruturas linguísticas são parecidas, mas não são iguais. A proximidade dessas duas línguas dificulta a identificação da língua estrangeira, ou seja, o português, como língua materna, acaba prevalecendo na produção de sentido.   

*Professor do Centro De Estudos Alexandre Vasconcellos - CEAV

Língua inglesa

Por Elaine Marques*

As provas Cesgranrio têm mantido o mesmo padrão de elaboração de questões nestes últimos anos. As questões  abordam interpretação abrangente e interpretação com foco. A interpretação abrangente exige que o candidato detecte a ideia central do texto. A interpretação com foco define  o parágrafo ou linha  que o candidato deverá analisar a fim de responder a questão. Quanto à abordagem gramatical, têm sido cobrados os seguintes tópicos: conjunção e verbos modais (idéia e substituição), referências (pronominal e numérica) e verbo frasal. Os textos geralmente são escritos com vocabulário de nível médio abordando  temas sociais e seus reflexos no campo profissional, visando com isso uma conscientização que gere um resultado positivo para todos. A banca elaboradora das provas, Cesgranrio, tem mantido um excelente padrão de avaliação do conhecimento do candidato quanto ao uso da Língua Inglesa.

*Professora do Centro De Estudos Alexandre Vasconcellos - CEAV

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Bancos

Bancos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

12/08/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.