MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

A Síndrome da segunda-feira!!!

“Ai, meu Deus!! Já está tocando a “musiquinha” do Fantástico!!!”.

Redação
Publicado em 02/02/2009, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

* Profº. Edison Andrades

“Ai, meu Deus!! Já está tocando a “musiquinha” do Fantástico!!!”.

Quantos de nós já não sofremos aos Domingos à noite, por conta de sabermos que segunda-feira vem aí?? Na seqüência vem aquela típica frase: “Amanhã, começará tudo novamente”.

Parem com isso, meus amigos!!!!!

Estava lendo um texto (Bíblia) por estes dias, que dizia: “Se os seus olhos forem bons, todo o teu corpo será luz”.Percebo que na maioria das vezes as pessoas tendem a olhar o lado negativo das coisas, pois a impressão é que gostam de sofrer com pequenas coisas. Será que a segunda-feira somente possui coisas ruins?? Será que não percebemos que o problema não está na segunda-feira, mas em nós?? Por que não enxergamos, então, que é na segunda que recebemos o resultado dum processo seletivo; Também é o melhor dia para fecharmos negócios, pois os clientes costumam criar alguma expectativa boa para a semana que se segue; Segunda-feira é dia de recebermos ($), pois as pessoas provisionam seus pagamentos para este dia. Enfim, temos motivos de sobra para comemorar!!

Saiba que quem possui o pensamento de que a semana seguinte será exatamente igual as outras, são pessoas que precisam repensar sua vida em todos os aspectos, inclusive na área profissional.

Verifico com muita freqüência o mau-humor de funcionários em plena segunda-feira, pois a impressão que temos é que as pessoas fazem questão de se “emburrarem” neste dia, simplesmente por encontrarem muitos adeptos pelo mundo a fora. Afirmo-te que hoje, as empresas buscam outro tipo de gente, portanto se você quer competir, é melhor fazer uma auto-avaliação.

Como dica proponho que ande na contramão, neste aspecto. Como assim?? Seja você um amante da segunda-feira. Saiba que enquanto a maioria se encontra mau-humorada, você  brilhará mais, até porque somente identificamos que uma estrela é mais brilhante que a outra, mediante a comparação ao brilho das demais. O que quero dizer com isso, é que nosso brilho se destacará sempre após a comparação aos que nos cercam.

Em minhas consultas e palestras sempre ratifico aos meus clientes que em nosso mercado de hoje está muito fácil se diferenciar, devido termos de forma demasiada pessoas (colegas de trabalho) com péssimas atitudes perante sua organização. Existem pessoas que acostumaram a não cumprimentar ninguém ao chegarem no local de trabalho!! Particularmente nunca vi escrito alguma regra que delineasse quem é o agente responsável pela iniciativa do cumprimento. Afinal, quem está chegando é que precisa cumprimentar os que já se encontram no local, ou vice-versa?

O fato é que isso não importa! Todos devemos cumprimentar os outros de forma calorosa e amistosa, afinal, ao cumprimentarmos nosso próximo estamos lhe desejando boas novas para aquele dia.

Hoje se fala muito sobre o capital humano, ou seja, o que realmente vale, na empresa, são as pessoas, pois as demais coisas podem ser facilmente substituídas e/ou compradas.

As pessoas representam o corpo e a alma da organização, sem elas a empresa não irá funcionar.


Tudo isso é muito bonito e até romântico, você não acha?? Pois, é!! Mas analiso que também são as pessoas que podem destruir uma organização, com suas atitudes negativas e a proliferação de “más novas”. Quando em nosso tema de hoje falamos sobre a “Síndrome da segunda-feira”, é porque isso, embora pareça cômico, é extremamente nocivo para todos, já que esta “doença” é contagiosa e em alguns casos até crônica.

Penso que, infelizmente, muitas pessoas continuarão por esta trilha, simplesmente por acharem “bacana” talvez, seguir a linha da maioria, portanto a estes alerto: não reclame de também ser recompensado como a grande maioria, pois nunca colheremos o que não plantamos. Outro ponto que saliento aos possuidores desta síndrome é que Deus está permitindo, de forma gratuita, vivermos mais um dia (segunda-feira) em prol de nossa felicidade e quem sabe o valorizarmos. Mas somos capazes de jogá-lo no lixo em apenas um toque, como se fossemos capazes de recuperá-lo a qualquer momento. Pense bem, se não é um ato de ingratidão!!!

Aos que não fazem, ou nunca fizeram parte deste time, aconselho: aproveite as vantagens de não participar da turma dos que não fazem absolutamente nada por esta nação. Você possui um dia da semana a mais que eles, portanto use suas 24 horas de crédito como um belo investimento em sua carreira de: SER HUMANO.

Ah! E nunca esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

* Profº Edison Andrades é Psicólogo - Especialista em desenvolvimento profissional e aconselhamento de carreira (Counseling); MBA; Escritor (autor do livro: Como Perder o Emprego (com competência)- Giz editorial); ex-Diretor de RH. É professor universitário atuando nas áreas de Administração e Marketing. Como consultor e palestrante atua em algumas das principais empresas nacionais e multinacionais do país. É palestrante e instrutor organizacional há mais de dez anos, onde destaca-se devido sua performance teatral, motivacional e irreverente ao transmitir conhecimentos. Marque uma consulta e conheça sua metodologia.

contatos:  e-mail: edison.andrades@terra.com.br;  site: www.edisonandrades.com.br.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.