Não mande “presunto condimentado”

Que tal seguir algumas dicas práticas que poderão fazer parte de sua rotina ao enviar o seu currículo?

Redação
Publicado em 26/04/2010, às 10h36

* Profº. Edison Andrades


“Segue, aos cuidados do senhor responsável pela área de Recursos Humanos desta tão nobre empresa, um resumo de minhas qualificações. Certo de meu empenho e dedicação ponho-me à disposição para uma entrevista pessoal. Muito obrigado.” Anexo meu currículo.


Uma recolocação no mercado de trabalho de hoje não funciona mais assim. Esse e-mail foi para o “SPAM”.


O termo inglês “spam, abreviação de “spiced ham” (presunto condimentado), é o nome dado a uma mensagem eletrônica não solicitada e enviada em massa.


Sei que, para muitos, torna-se difícil enviar seu currículo de outra forma. Mas que tal seguir algumas dicas práticas que poderão fazer parte de sua rotina a partir de agora?


- Primeiramente, pare de atirar para todos os lados. Saiba que existe uma oportunidade naquilo que você sabe e até gosta de fazer, então o primeiro passo é escolher o segmento em que será feita a prospecção;


- Liste números de telefones de empresas que possam estar alinhadas às suas expectativas;


- Ligue e tente falar com alguém que poderá te orientar a enviar seu currículo para o lugar certo (o lugar certo poderá ser o espaço destinado ao cadastro de profissionais, no site da empresa);


- Construa um script. Script é uma espécie de primeiras palavras, um breve discurso, tocando em pontos que devem ser explanados logo no início da conversa.


- Você deve estar preparado para falar ao telefone com quem atendê-lo. Portanto, prepare pelo menos três scripts:


1) Adequado para a telefonista ou recepcionista da empresa: “meu nome é Edison Andrades e desejo falar com o  setor de seleção...” (ente descobrir o nome do responsável pelo setor);


2) Destinado à pessoa que, embora atue no setor de seleção, não está diretamente envolvida com a análise de currículos: “olá, sou o Edison Andrades e por possuir experiência no segmento de sua empresa, desejo enviar meu currículo. O Sr. pode me ajudar?”;


3) Ideal para a pessoa responsável pela seleção: “fale sempre o seu nome primeiro e, na sequência, faça uma breve apresentação. – “Estou buscando uma colocação no mercado e, como já possuo experiência em... (fale algo sobre o segmento), gostaria de enviar meu currículo. Pode ser aos seus cuidados?”.


A partir daí, só siga o rumo da conversa. Não force nada. Jamais faça uma tentativa de “despejar” seu currículo completo, a menos que seja pedido. Apenas anote com atenção a quem deve encaminhá-lo, agradeça e desligue elegantemente.


Esse procedimento dá mais trabalho, mas sua eficácia é bem maior. Um e-mail que você enviar seguindo esses moldes valerá muito mais que dois mil “presuntos condimentados”.


Faça e conte-nos como foi, ok? Boa sorte.


Ah! E nunca se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.


Nosso espaço


Assista ao palestrante Prof. Edison Andrades todas as quintas-feiras, às 17h, na TV Mundi, Programa Negócios (www.tvmundi.com.br).


Visite-nos e fale conosco em www.edisonandrades.com.br e siga-nos no Twitter: profatendimento.


* Profº Edison Andrades é Psicólogo - Especialista em desenvolvimento profissional e aconselhamento de carreira (Counseling); MBA; Escritor (autor do livro: Como Perder o Emprego (com competência)- Giz editorial); ex-Diretor de RH. É professor universitário atuando nas áreas de Administração e Marketing. Como consultor e palestrante atua em algumas das principais empresas nacionais e multinacionais do país. É palestrante e instrutor organizacional há mais de dez anos, onde destaca-se devido sua performance teatral, motivacional e irreverente ao transmitir conhecimentos. Marque uma consulta e conheça sua metodologia.

Comentários

Mais Lidas