MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O que espero de um Mentoring

Artigo do professor Edison Andrades.

Redação
Publicado em 16/08/2013, às 09h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em nossa vida profissional, é natural que nos espelhemos em alguém, afinal não nascemos com uma cartilha metodológica sobre como ser um profissional de sucesso (nem na escola recebemos isso!).

Ao ingressarmos no mercado de trabalho, percebemos que existe gente do bem e do mal. Não somos treinados para discernir entre essas duas categorias. Em algum momento de nossa vida, e isso é natural, passamos a perceber os “tangíveis alheios”, que são os bens palpáveis que as pessoas possuem, algo de fácil percepção.

Infelizmente, muitos se apegam apenas a isso na hora de avaliar as pessoas. Esse caminho poderá ser perigoso principalmente quando os “tangíveis alheios” ostentam prosperidade. Assim alguns mensuram o sucesso dos outros pelos seus patrimônios. Todos já ouvimos alguém dizer assim: “Fulano está bem profissionalmente! Você viu o carrão dele?” ou “Coitada da fulana, casou com um homem que nem casa própria possui”. Em nossa sociedade, o “ter” ultrapassa o “ser”.

E no mercado de trabalho, como funciona? Não é tão diferente, mas, em alguns fatores, o mercado consegue ser pior. Além do foco sobre o patrimônio, no mercado de trabalho, há uma importância e aspiração sobre a posição hierárquica das pessoas. E isso se torna, para muitos, uma obsessão. Algo que atropela, inclusive, valores morais.

Para que esse comportamento não se torne um vilão, penso que devemos observar a história de vida das pessoas pelas quais temos admiração: a trajetória, desafios e superação de obstáculos em sua carreira. Isso sim é espelhar-se no que poderá construir sua vida profissional. É assim que você deve escolher seu mentoring. O que é um mentoring? Seria um mentor, tutor, conselheiro, guia, mestre, gestor, instrutor, enfim, alguém disposto a passar tudo o que sabe para seu discípulo.

Atualmente, no mundo empresarial, o mentoring é, geralmente, um funcionário mais velho, um gerente, um diretor ou encarregado, que começa a treinar pessoas mais jovens e aproveita suas experiências adquiridas na prática para preparar um profissional mais qualificado e apto a enfrentar as mais diversas situações.

Certa vez, após uma de minhas palestras, fui abordado por uma pessoa que dizia sonhar em ser escritor e palestrante. Fiquei feliz. Então me perguntou por onde deveria começar. Transferi a pergunta: “O que você imagina estar fazendo em direção a seu sonho?” Para minha decepção, o rapaz, de forma cabisbaixa, disse: “Acho que nada”. Relatou-me que não gostava de ler, detestava estudar e morria de medo de falar em público. Entendi que o que desejava estava apenas ligado ao que enxergava de resultado nos outros, ou seja, preferia “ter” ao invés de “ser”.

Ao escolher seu mentoring, avalie-o principalmente pelo caráter e não apenas pela posição e patrimônio. Saiba que o patrimônio chamado sabedoria é o que deve ser perseguido por todos nós. E é isso que um mentoring precisa oferecer-nos.

Prof. Edison Andrades é palestrante e sócio da Reciclare Treinamentos. Facebook.com/professor.edison.andrades 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.