Estudantes do ensino médio técnico já podem disputar 2 mil bolsas de estudo para o Enem. A oportunidade é gratuita e vai até 2026
Jovens do ensino médio técnico que sonham em entrar em uma universidade pública de ponta ganharam um grande impulso na reta final da preparação para o vestibular. A startup Mileto, em parceria com a Faculdade Descomplica, está oferecendo 2 mil bolsas de estudo para o Enem totalmente gratuitas a estudantes estagiários de 3º ano. A ação vai até dezembro de 2026 e pode mudar o futuro de quem já está trilhando uma jornada profissional desde cedo.
As bolsas são voltadas exclusivamente para quem realiza estágio por meio da plataforma da Mileto, comunidade que conecta jovens talentos do ensino médio técnico a empresas contratantes. O foco da iniciativa é integrar dois caminhos que, quando somados, elevam as chances de sucesso: o estágio e a preparação de qualidade para o Enem.
Quem já é estagiário dentro da Mileto pode acessar a trilha de preparação da Descomplica ao acompanhar a liga de talentos “Se Liga no seu Futuro” no Instagram, pelo perfil @seliganoseufuturo_mileto. O acesso ao curso preparatório é 100% gratuito, tanto para o estudante quanto para a empresa onde ele estagia.
A trilha inclui:
LEIA TAMBÉM
Tudo isso é pensado para se encaixar na rotina de um jovem que já está inserido no mercado por meio do estágio, oferecendo flexibilidade e autonomia para estudar com eficiência.
Segundo Giuliano Amaral, CEO da Mileto, a proposta vai além do preparo para o Enem. A ideia é promover uma mudança de rota: “Queremos garantir um caminho de excelência para esses jovens. Essa combinação entre estágio e estudo é estratégica e aumenta muito a motivação”, afirma.
Dados do Enem 2024 mostram que o exame continua sendo o principal passaporte para o ensino superior no Brasil. No último ano, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, sendo que uma parcela significativa — 35,6% — tinha 16 anos ou menos, idade comum entre estudantes de ensino médio técnico.
Com esse cenário, o acesso a bolsas de estudo para o Enem se torna não apenas um diferencial competitivo, mas uma ferramenta de justiça social. "Nossos alunos têm protagonismo e compromisso. Com uma preparação de excelência, podem conquistar vagas nas melhores universidades do país", reforça Giuliano.
Fundada em 2011, a Descomplica já ajudou mais de 1,5 milhão de alunos a se preparar para o Enem. Além do cursinho pré-vestibular, hoje a plataforma também oferece graduação e pós-graduação reconhecidas pelo MEC, reforçando sua missão de democratizar o ensino superior.
De acordo com Jeanine Águia, Gerente de Parcerias Estratégicas da instituição, o impacto social faz parte do DNA da Descomplica: “Queremos criar uma rede de educação acessível que conecte milhões de brasileiros ao ensino superior. A parceria com a Mileto é parte desse esforço”, explica.
Para concorrer a uma das 2 mil bolsas de estudo para o Enem, o jovem precisa:
Não é necessário pagar nenhuma taxa ou realizar prova de seleção. O acesso ao curso é liberado diretamente para os participantes da comunidade da Mileto.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregosestágiosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.