MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja sete dicas para conquistar uma recolocação profissional

A concorrência por uma vaga de emprego no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Confira dicas de especialista para se destacar no processo seletivo

Recolocação profissional
Recolocação profissional - Shutterstock

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/09/2019, às 13h34 - Atualizado às 13h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De acordo com os recentes dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui 12,8 milhões de pessoas desempregadas. Com esse alto número de profissionais buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, fica cada vez mais acirrada a concorrência por uma vaga de emprego nos processos seletivos das empresas.

Para se destacar em meio a esse panorama de baixa oferta de empregos e conquistar a tão sonhada vaga é importante pensar estrategicamente. O primeiro passo é encarar a recolocação como um projeto que possui um checklist de ações, com rotina de entregas e prazo. A especialista em desenvolvimento de alta performance para liderança, Luciana Carreteiro, elaborou algumas dicas para ajudar na elaboração deste plano. Confira:

1) Planejamento

Estabeleça um prazo para o projeto terminar e uma rotina de trabalho: estabeleça um prazo compatível e realista. É importante não se frustrar e não confundir necessidade financeira com prazo de recolocação. Sabemos que quanto mais importante o cargo, mais entrevistas e maior a tendência de se alongar.

Para se alcançar uma meta, não existe mistério, é preciso ter disciplina: dedique todo dia, algumas horas à sua recolocação, focando nas atividades essenciais, planejando sua semana.

2) Rede de contatos

O principal fator de recolocação é o networking: aqui o lema é bem simples, "quem não é visto, não é lembrado". Caso você já conheça a pessoa ou já tenha trabalhado com ela, retome o contato. Envie uma mensagem via Linkedin, Instagram ou mesmo WhatsApp, criando uma aproximação, ou então marque um almoço ou café com a intenção de se relacionar, onde os dois possam se beneficiar.

Acredito que o processo de networking não é apenas colecionar contatos e sim aprender com eles. A sua intenção vai determinar a qualidade do contato. Por isso, pense em reciprocidade, e passe a também oferecer a sua ajuda. Seja empático aqui, principalmente quando não conhece a pessoa.

3) Faça uma lista de empresas

Faça uma lista das empresas que você gostaria de trabalhar: coloque alguns critérios que vão te ajudar a priorizar as empresas, como interesse e admiração pela companhia, proximidade com a sua casa, intimidade com as categorias que já trabalhou, programas de diversidade, vagas abertas, entre outras. Liste entre 50 a 100 empresas e todo dia trabalhe nessa lista com estratégias diferentes.

4) Redes sociais

Seja ativo no Linkedin: a utilização do Linkedin evoluiu. Não é só uma plataforma de job search e sim uma plataforma de conteúdo e atualização. Procure ler e interagir com algumas publicações. No Linkedin a consistência é mais valorizada do que o excesso.

Pense que se um recrutador fosse procurar hoje suas atividades recentes no Linkedin, o que você gostaria que ele encontrasse. Escolha temas de seu interesse, assim seus comentários irão fluir com naturalidade.

5) Mantenha-se atualizado

Esteja antenado nos temas de sua relevância: leia diariamente notícias sobre o seu mercado de atuação, tendências, livros, inovação. Cadastre-se em portais de notícias, participe de eventos. Para todos os setores, as notícias de economia são importantes. É relevante se manter antenado.

6) Coach de carreira

Procure a ajuda de um coach de carreira: se comprometer com alguém aumenta as suas chances de sucesso em qualquer área de atuação. Portanto, avalie a sua disponibilidade em ter um coach de carreira te auxiliando em todo esse processo. Esse suporte profissional será muito benéfico, inclusive na hora de preparar as entrevistas e a sua entrada na nova empresa.

7) Controle emocional

Mantenha o controle emocional: com a ajuda do seu coach, fale o que está te atormentando e procure evoluir nas suas crenças limitantes e seus sabotadores. É essencial digerir as experiências passadas. Todo projeto tem altos e baixos, por isso seja resiliente e persistente. Uma entrevista é sempre uma oportunidade de se exercitar e estar cada vez mais pronto. Todo pico de euforia ou inércia irá te travar em algum momento. Mantenha-se equilibrado com os pés no chão.

Mercado de trabalho pede determinação e comprometimento

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.