Em 2025, vagas temporárias em cenografia e entretenimento estão se tornando fixas, impulsionadas pela demanda por experiências imersivas. Entenda as mudanças no mercado
O mercado de trabalho em 2025 segue com grandes transformações. Um dos setores que estão passando por essas mudanças foram os de cenografia, entretenimento e serviços criativos.
Um dos reflexos dessa transformação é a tendência de efetivação de profissionais que antes eram contratados apenas para projetos temporários.
A 2a1 Cenografia é um exemplo dessa dinâmica, com 35% dos seus contratados temporários sendo efetivados em 2025.
Segundo dados da FecomercioSP, o Brasil deve gerar entre 1,2 milhão e 1,5 milhão de empregos formais em 2025, com o setor de Serviços respondendo por 53,2% dessas vagas. Embora o crescimento seja mais moderado em comparação a 2024, a indústria criativa continua em expansão, impulsionada pela demanda por experiências visuais imersivas e projetos de grande escala.
LEIA TAMBÉM
A 2a1 Cenografia tem sido uma das empresas a liderar esse movimento. Em 2024, a empresa contratou diversos profissionais temporários para projetos como a CASA WARNER, a GOT&HOTD EXPERIENCE, a Patrulha Canina - Campo de Treinamento e mais de 40 projetos de Natal em todo o país.
A continuidade desses projetos em 2025 permitiu a efetivação de parte desses profissionais, especialmente nas áreas de design cenográfico, produção técnica e criação de conteúdo audiovisual.
De acordo com Danielle Paulino, diretora Comercial da 2a1 Cenografia, a cenografia tem ganhado relevância em projetos de grande escala.
"Criar cenários envolventes é fundamental para ações temáticas, mostras interativas e experiências que conectam marcas ao público", afirma.
O setor de cenografia e eventos está crescendo, com aumento na demanda por experiências digitais personalizadas e ambientes imersivos. Profissões ligadas ao metaverso, criação de cenários virtuais e storytelling interativo estão ganhando espaço, exigindo habilidades em design multimídia e gerenciamento de projetos complexos.
"A necessidade de inovação é uma constante em nossos projetos, como grandes ativações temáticas e exposições imersivas. Isso tem consolidado o setor criativo como um pilar indispensável para eventos e entretenimento", complementa Danielle.
Com o crescimento da economia criativa, 2025 se apresenta como um ano de oportunidades tanto para empresas quanto para profissionais especializados. A tendência de efetivação de profissionais temporários reflete a valorização de habilidades técnicas e criativas, além da necessidade de adaptação a novas tecnologias.
Para os profissionais, a mensagem é clara: o setor de cenografia e entretenimento oferece caminhos para carreiras estáveis, desde que aliadas à constante atualização e ao domínio de ferramentas inovadoras.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.