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Enem 2014: preparação já deve ser iniciada

O Exame Nacional do Ensino Médio está previsto para os dias 8 e 9 de novembro. A redação precisa de atenção especial – confira dicas

Renan Abbade
Publicado em 02/05/2014, às 15h39

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O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ocorrer nos dias 8 e 9 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As instituições de ensino onde o teste é aplicado estão sendo consultadas sobre a disponibilidade de datas. A previsão é de que o edital, com todos os detalhes, seja divulgado no mês de maio.

No ano passado, a avaliação aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro, com resultado liberado em 3 de janeiro. Mais de cinco milhões de estudantes fizeram o Enem 2013.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona para vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Para um bom desempenho no exame, é fundamental que os estudantes se atentem à redação. Aplicada no segundo dia de prova, ela é baseada em um tema atual e de relevância nacional. Para atender a proposta, deve-se construir um texto dissertativo-argumentativo que apresente uma ideia de acordo com os direitos humanos para solucionar o problema referente ao tema.

O JC&E conversou com José Augusto Pires, professor do site Gabarita Português, que deu dicas para quem busca realizar uma boa redação. Acompanhe!

Jornal dos Concursos & Empregos – Como os estudantes devem se preparar para a redação do Enem?

José Augusto Pires – É importante que os candidatos, na véspera da prova, tentem se distrair, relaxar o máximo possível, para que consigam se concentrar, no dia seguinte, na realização da redação. De fato, é difícil conseguir descansar no dia anterior, mas é fundamental essa distração, pois trata-se de um momento muito tenso para quem vai encarar o vestibular. Também é bom levar algum alimento que contenha açúcar – barrinha de cereal ou chocolate – e uma garrafa de água para que o organismo mantenha um funcionamento equilibrado.

JC&E – Quais temas deverão ser cobrados este ano? Para quais os estudantes devem ficar atentos?

JAP – Os candidatos devem se precaver de temas muito “óbvios”. A título de ilustração, podemos citar o Enem 2013, cuja expectativa de abordagem seria “manifestações de junho”, “Copa do Mundo” e “Olimpíadas de 2016”. Todavia, o tema escolhido foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, o que causou estranheza e surpresa nos candidatos, pois já não era tão discutido há, aproximadamente, dois anos. Por isso, os estudantes devem ficar atentos a temas que são relevantes para o bom funcionamento das diretrizes internas do país, principalmente para a realidade brasileira, como questões ambientais e saúde pública.

JC&E – Como realizar uma boa redação?

JAP – É fundamental que os candidatos, ao longo do ano, leiam sobre os mais variados assuntos. Isso é importante, pois ao se ter noção sobre informações de diversas áreas de conhecimento, consegue-se realizar um texto de acordo com a ideia principal do Enem: abranger um vasto e produtivo repertório sociocultural.

JC&E – Quais são os principais erros cometidos nas redações e que podem ser evitados?

JAP – Alguns erros que podem ser evitados são copiar diretamente ou parafrasear em diversos momentos os textos motivadores, já que são noções iniciais para que os candidatos saibam do que se trata o tema abordado. Por isso, é bom evitar a simples cópia e/ou reprodução dessas ideias. Também é interessante evitar que as propostas de intervenção se baseiem apenas na “conscientização das pessoas”, no “investimento do governo” e no “investimento na educação” sem o devido aprofundamento. A mera demonstração dessas noções não se mostra o suficiente para conseguir obter uma boa nota na competência 5. É fundamental que se tente detalhar como essas proposições podem ser realizadas, esmiuçar de que maneira as ideias podem ser concretizadas.

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