MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ética no trabalho. Quase uma raridade!

“É impossível não sonegar impostos, pois se não for feito, a conta não fecha!”

Redação
Publicado em 23/03/2009, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

* Edison Andrades

Estes dias ouvi uma frase assim: “É impossível não sonegar impostos, pois se não for feito, a conta não fecha!”

Fiquei perplexo, pois sempre imaginei que quando uma coisa não pode ser feita de forma correta, é melhor não fazê-la!

É assim, meus amigos, que a coisa vai correndo! As pessoas estigmatizam estes conceitos para suas vidas e vão vivendo.

O problema é que quando estamos falando de ética em uma determinada área de nossa vida, devemos entender que valerá para todas as outras áreas. Ou você possui uma conduta ética ou NÃO POSSUI.

Desejo tratar, neste artigo, com outra palavra além de “ética”. A “integridade”. O que vem a ser isso?

“Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, imparcial, brioso, cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.” (Wikipédia).

Será que ser íntegro pode estar ao nosso alcance? Te afirmo que sim, mas não nos apeguemos apenas no significado deste termo, mas em nossas atitudes e comportamentos.

Saibam que somente provaremos nossa integridade e ética na vida, mediante as adversidades. Sim, as pessoas tendem a andar num caminho reto geralmente quando tudo está bem. Mas minha pergunta é: E quando a coisa aperta, continuamos íntegros?

Vejo que o ambiente de trabalho é um  dos maiores laboratórios para exercitarmos nossa conduta ética, pois o que leva os homens a se corromperem geralmente está ligado a três fatores: poder; fama e dinheiro. Se pararmos para observar, é justamente no ambiente de trabalho que as pessoas estão mais vulneráveis a estes fatores. Por exemplo:

- O poder nos põem em prova no relacionamento com próximo, principalmente subordinados. Tem gente que usa como degrau para sustentar seu poder, o pescoço dos outros;

- A fama mexe em nossa vaidade. Vaidade a qualquer custo pode corromper inclusive seu caráter. Cuidado! Com a busca incessante do sucesso corremos o risco de matar outros valores;

- O dinheiro vem apenas para ilustrar e patrocinar nossos caprichos. Quem tem, poderá vender sua alma para  jamais perdê-lo. Quem não tem, poderá matar sua alma para adquiri-lo.   

Você  já parou para refletir que o tempo todo somos ameaçados de morte. Como assim!? A morte de nossa integridade! Esta ameaça vem em forma de pequenas atitudes que vão desencadeando  em nossa vida, nossa conduta ética, etc.

Somos capazes de expulsar um presidente da república, mas não damos nosso lugar no ônibus a uma pessoa mais necessitada; Criticamos um membro político que extorquiu dinheiro público, mas paramos em fila dupla na frente da escola de nosso filho.

Cadê a verdadeira moral?

Observe sua integridade dentro e fora do ambiente corporativo e verifique se está alinhado com o que você julga ser ético.

Uma dica: Caso você esteja apenas com o foco nestes três fatores mencionados anteriormente, digo que acaba de perder o foco. Aliás, perdeu também sua integridade.

 Ah! E nunca se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

* Profº Edison Andrades é Psicólogo - Especialista em desenvolvimento profissional e aconselhamento de carreira (Counseling); MBA; Escritor (autor do livro: Como Perder o Emprego (com competência)- Giz editorial); ex-Diretor de RH. É professor universitário atuando nas áreas de Administração e Marketing. Como consultor e palestrante atua em algumas das principais empresas nacionais e multinacionais do país. É palestrante e instrutor organizacional há mais de dez anos, onde destaca-se devido sua performance teatral, motivacional e irreverente ao transmitir conhecimentos. Marque uma consulta e conheça sua metodologia. contatos:  e-mail: edison.andrades@terra.com.br;  site: www.edisonandrades.com.br.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.