MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Feira do Trabalho oferece mais de 20 serviços

Evento tem o objetivo de facilitar o contato de trabalhadores e de pessoas em busca de colocação profissional com oportunidades de emprego e capacitações.

Redação
Publicado em 25/04/2011, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta segunda-feira pós-feriado de Páscoa e pré Dia do Trabalho, o Vale do Anhangabaú torna-se palco da I Feira do Trabalho, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet).

A abertura oficial ocorre às 11h30, com o lançamento da Semana de Formalização do MEI (Microempreendedor Individual) e do site da secretaria do MEI. Depois da solenidade, o presidente do Conselho de Administração do Banco de Microcrédito do São Paulo Confia, Hugo Duarte, ministrará palestra sobre concursos públicos e plano de carreira.

O objetivo do evento, montado em frente ao prédio dos Correios, é facilitar o contato de desempregados e trabalhadores com a intermediação de mão de obra e capacitação profissional.

Oportunidades - Ao todo, são mais de 20 serviços destinados à população, entre cadastro e verificação de oportunidades de emprego no CAT (Centro de Apoio ao Trabalho); retirada da primeira ou segunda via da carteira profissional; esclarecimento de dúvidas sobre currículos; participação em dinâmicas de grupo e entrevistas de emprego, acompanhadas por especialistas técnicos do programa Orientação para o Trabalho; entrada no seguro-desemprego; conciliação extraprocessual, entre outros procedimentos.

Para cumprir a gama de atividades, a feira contará com a Tenda do Trabalhador, seis CAT Móveis, quatro tendas auxiliares e uma unidade do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Secretarias municipais como as de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped) e do MEI também estarão presentes.

Além disso, os que forem até o Vale do Anhangabaú de hoje (25/4) até o Dia do Trabalho poderão fazer a inscrição para cursos gratuitos do Senac; tirar dúvidas sobre benefícios da Previdência Social, como aposentadorias (especial por idade, invalidez ou tempo de contribuição), auxílios (acidente, doença, reclusão pensão ou por morte) e salários (maternidade, assistência social, BPC ou Loas) com técnicos do INSS, e integrar a triagem para programas como o Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã e Ação Jovem, promovida pela Smads.

Os portadores de necessidades especiais e os empregadores em busca desse perfil de funcionário também encontrarão muitas facilidades, tais como o esclarecimento sobre a Lei de Cotas, promovido pela Semped, bem como cursos e chances de trabalho por meio da Avape.

Já para quem gosta de flores, ervas e temperos, participantes do Fábrica Verde, da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, vão explicar o projeto e vender plantas como boldo, babosa, manjericão, cebolinha, salsa, alecrim, orégano, beijinho, salvia, amor perfeito, cravina, lírio da paz, pilea, dracenas, entre outras espécies, por R$ 1.

Outros serviços - O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, por isso, além de serem direcionados para vagas, os trabalhadores e desempregados que visitarem o evento poderão participar de palestras. Confira abaixo a programação completa:  

Dia / Tema

Horário

Palestra

25/4

Primeiro trabalho, estágios e concursos públicos

12 - 13h

Concursos públicos e plano de carreira (São Paulo Confia)

15h - 16h

Importância do programa de aprendizagem e suas oportunidades (CIEE)

26/4

Empreendedorismo e micrcrédito

9h - 10h

Ter seu próprio negócio ou atuar no Mercado de Trabalho? (Senac / SP)

12h - 13h

Microcrédito solidário (São Paulo Confia)

15h - 16h

Microeemprendedor Individual (Sebrae)

27/4

Serviços de utilidade pública

9h - 10h

Utilização e importância da água no planeta (Sabesp)

12h - 13h

Dicas de segurança e economia de energia (Eletropaulo)

15h - 16h

28/4

Relações trabalhistas e geração de renda

9h - 10h

Orientação sobre PIS/PASEP, Fundo de Garantia / Cartão Cidadão / Rendimentos (Caixa Econômica Federal)

12h - 13h

Economia solidária: "como gerar renda a partir do seu próprio trabalho" (Instituto Pró Cidadania)

15h - 16h

Formação profissional para a geração de renda (Neutrópica - Instituto de Educação e Ciências Aplicadas)

29/4

Planejamento orçamentário

Cuidados com a saúde e alimentação

9h - 10h

Planejamento financeiro: como administrar o orçamento familiar (Boa Vista Serviços "Associação Comercial de São Paulo")

12h - 13h

Uso racional de medicamentos (Senac / SP)

15h - 16h

Alimentação Saudável (Sesi / SP)

30/4

Geração de emprego e renda na jardinagem e orientação para o trabalho

9h - 10h

Grupos solidários para geração de emprego e renda na jardinagem (Fábrica Verde)

12h - 13h

Como elaborar seu currículo e dicas de como se portar em entrevista de emprego

(Semdet / CAT)

A previsão é que passem pelos estandes cerca de 500 pessoas, diariamente, até 1º de maio, quando se encerra a feira. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sábado, e das 8 às 13h no domingo.

Pâmela Lee Hamer

Veja também:

Evento gratuito/RJ: Feira cria 5.000 oportunidades de emprego e estágio

PNEs/SP: Fundação Dorina Nowill capacita deficientes visuais

UNINOVE e CEAT/SP: Instituições firmam parceria em prol de desempregados

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.