Mapa Mental melhora a organização de ideias

Os mapas mentais são uma poderosa ferramenta para organizar assuntos, fixar ideias e promovem a criatividade.

Redação
Publicado em 05/08/2009, às 09h36

Os mapas mentais são uma poderosa ferramenta para organizar assuntos, fixar ideias para serem lembradas posteriormente e, por sua característica visual – utiliza uma grande variedade de cores, signos, símbolos e figuras – promovem a criatividade.

“O criador dos mapas mentais é o pesquisador inglês Tony Buzan, que procurou entender o que os gênios tinham de diferente dos humanos comuns, e o que era semelhante entre eles.

Percebeu que eles utilizavam os dois lados do cérebro: o esquerdo, que é o lado racional, lógico, linear e cronológico, e o direito: emocional e que enxerga cores, percebe ritmo e musicalidade. Então, estudou uma técnica para estimular os dois lados e foi quando nasceram os mapas mentais”, afirma a instrutora a especialista pelo Instituto Buzan, Liz Kimura.

A estrutura dos mapas geralmente é a seguinte: possui o desenho do tema central de um assunto no centro da página (seja ela uma folha de papel ou janela do software de computador) e assuntos relacionados ao tema em títulos, subtítulos, fazendo um elo entre eles.

É semelhante às ligações de uma árvore genealógica, em que os ramos ficam cada vez mais subdivididos e se encontram num eixo central. Os mapas são mais visuais do que fáceis de explicar em palavras.

“Já deve ter acontecido de você tentar por diversas vezes falar ao telefone com alguém. Tanto que, quando você finalmente consegue, esquece para quem estava ligando. Quando você dispõe as informações sobre o telefonema no mapa, basta bater os olhos que se lembra instantaneamente. É como um treino. Utilizando o mapa para tudo, você absorve melhor as informações”, ressalta Kimura, que leva consigo, todos os dias, dentro da bolsa, um estojo com canetas coloridas e papel (para desenhar seus mapas manualmente).

Aplicações

Numa reunião de trabalho, na definição de um escopo de ação dentro da sua área profissional , na elaboração de um evento familiar e/ou pessoal etc. O mapa é uma solução aparentemente simples que, se praticado constantemente, gera ótimos resultados.

“Os mapas mentais estendem a nossa capacidade física, a nossa inteligência, permitindo que enriqueçamos e organizemos melhor tudo o que há nesse imenso e rico universo. Assim, aprendemos, memorizamos, avaliamos e decidimos melhor”, avalia a Master Pratictioner em PNL pelo Instituto Nacional de Excelência Humana – Inexh -, Viviane Lauren.

http://www.pizzahut.com.br/

Fonte: Empregos Catho Online

Comentários

Mais Lidas