MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O que as empresas esperam de um profissional

Pesquisa revela o que as empresas esperam dos profissionais que se candidatam às vagas e também daqueles que j

Redação
Publicado em 17/09/2007, às 09h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

* Sonia González

Atualmente, as empresas têm dado crescente atenção a características pessoais dos profissionais, como por exemplo, a capacidade de liderar, pelo fato de que atualmente o ambiente de negócios está passando por uma rápida transformação. Mas isso não significa, porém, que o domínio técnico tenha sido deixado de lado.

A pesquisa feita pela DM-Recursos Humanos, com 76 altos executivos de 33 empresas de grande porte e de diferentes ramos como Energia, Alimentos e Bebidas, Química/Petroquímica, Siderurgia, Mineração, Farmacêutica, Telecom, Agronegócio, Saúde, Engenharia, Papel e Celulose, Automotivo, Teconologia e Financeiro revela quais são os conhecimentos técnicos mais importantes e imprescindíveis aos profissionais, na hora de atuar em diversos departamentos, como marketing, comercial e industrial e vai além: esclarece que "conhecimentos financeiros" são exigidos em todas as áreas, inclusive naquelas que aparentemente não possuem ligação direta com a área financeira da organização.

"Em marketing, por exemplo, é preciso lidar bem com custos e investimentos, dominando análises financeiras", afirma Sonia González, gerente da divisão Executivos da DM Recursos Humanos, responsável pela pesquisa.

Vale ressaltar que a pesquisa aponta também as cinco habilidades comportamentais mais valorizadas pelas empresas:
- Liderança
- Trabalho em equipe
- Comunicação/ Relacionamento Interpessoal
- Iniciativa/ Próatividade
- Foco em resultados

Porém, o estudo confirma uma realidade nada animadora para as empresas e no mínimo desafiadora aos profissionais, ou seja, algumas das habilidades acima e outras tão importantes como o domínio de idiomas, não são encontradas com facilidade nos candidatos que participam dos processos seletivos, fazendo com que aqueles que possuem essas características, se diferenciem do grupo na hora de escolher quem vai preencher a posição tão disputada.

A pesquisa mostrou também quais os cursos de Graduação que são mais valorizados pelas empresas. Dentre os cinco mais votados estão: administração de empresas, seguido de engenharia, economia, ciências contábeis e medicina.

Já na área de pós-graduação/MBA os cinco mais valorizados são: marketing, gestão empresarial, gestão de projetos, finanças e administração, nessa ordem.



* Sonia González - Gerente da divisão Executivos da DM-Recursos Humanos - empresa especializada em recrutamento, seleção e gestão de talentos.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.