MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

65% dos estudantes buscam aprendizado durante o estágio, diz pesquisa

De acordo com levantamento, encomendado ao Instituto Toledo pelo CIEE, período também é oportunidade para ter certeza da escolha do curso

CIEE vagas estagio
CIEE vagas estagio - Shutterstock

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/08/2019, às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De acordo com pesquisa encomendada ao Instituto Toledo pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), o estágio é a oportunidade de absorver conhecimento e colocar o aprendizado teórico na prática para 65% e 52% dos estudantes, respectivamente. O levantamento, realizado em outubro do ano passado, ainda aponta que os estagiários buscam com a experiência orientação profissional (20%) e aprender a respeito das tendências do mercado (20%).

Conforme dados da pesquisa, para 13% dos estudantes, o primeiro contato com o mundo do trabalho também é uma oportunidade de ter a certeza que escolheu o curso correto. Outro ponto. Quando se trata de crescimento profissional, 13% dos participantes esperam ser reconhecidos por seu desempenho no ambiente de trabalho e pelo menos 30% espera ser efetivado ao final do estágio.

Do outro lado, as empresas buscam muito mais por habilidades comportamentais do que técnicas. Segundo o levantamento, a proatividade para aprender (65%) e fazer (52%) são características almejadas pelos contratantes, assim como pontualidade e comprometimento (21%).

Marcelo Gallo, superintendente nacional de operações do CIEE, comenta que as pesquisas realizadas pela entidade têm comprovado a importância do estágio. “Hoje os estagiários tem um plano de trabalho e atividades compatíveis com o aprendizado adquirido em sala de aula. Para as empresas, é a oportunidade de moldar e desenvolver futuros líderes”, afirma.

Estágio foi fundamental para conquistar um emprego

Em outra pesquisa, mas desta vez encomendada pelo CIEE ao Instituto Gallup, que contou com respostas de 20.500 estagiários, a experiência foi fundamental para conseguir um bom emprego para 93% dos estudantes, já 92% acreditam que o estágio é necessário para descobrir novos talentos.

Confira, a seguir, alguns dados importante sobre a pesquisa com estagiários:

  • Ainda de acordo com pesquisa da Gallup, a idade média do estagiário é de 23 anos, 78% estão cursando o ensino técnico ou superior.
  • As mulheres seguem liderando e representam 65% dos estudantes e os homens 35%.
  • Quando se trata de idiomas 15% são fluentes em inglês e apenas 3% em espanhol, isso considerando a média nacional.
  • O tempo médio de estágio é de 10 meses, não chega metade dos dois anos de contrato que estão previstos na Lei do Estágio.
Siga o JC Concursos no Google News

Sobre CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

+ Resumo Empregos CIEE 2024

CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola
Vagas: 60000
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Estagiário, Jovem aprendiz
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional, Saúde, Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: CIEE
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

01/01/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2024 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
estágios

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.