MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PRECISO GANHAR MAIS!!! Como fazer??

É óbvio que todos queremos ganhar mais, aliás, sempre tem alguém incomodado com o salário do outro.

Redação
Publicado em 26/01/2009, às 11h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

* Profº. Edison Andrades

“Que tal uma promoção??

É óbvio que todos queremos ganhar mais, aliás, sempre tem alguém incomodado com o salário do outro, afinal, pensam: O que ele fez para ganhar “ tão”  mais que eu?

Muita gente vive se perguntando o motivo de existir tanta disparidade em relação aos ganhos de profissionais, inclusive aqueles que trabalham em áreas similares. Daí, bate aquela sensação de que estamos sendo explorados e que talvez não estejam valorizando nossa função.

Sei que muitas organizações realmente cometem este lapso, pois devido a falta de um planejamento adequado acabam por não implantarem uma política bem definida e coesa em cargos e salários.

O que proponho em nosso artigo de hoje não é discutir as deficiências das empresas, pois isso infelizmente ainda vai perdurar em grande parte do mundo corporativo, mas desejo trazer algumas orientações para nosso trabalhador, que estão ao seu alcance, principalmente quando nosso trabalhador se encontrar em uma empresa que tenha uma estrutura voltada à carreira de seus colaboradores.

Será que existe alguma coisa que possamos fazer, para sermos, então, reconhecidos?? A resposta é: SIM. Mas, já adianto que não depende somente de suas ações, mas do alinhamento de suas ações com a cultura da empresa. Como assim? Vamos explicar melhor, ok?

Algumas organizações possuem em sua cultura, pontos que podem ir de encontro à cultura de seus colaboradores. Sim, eu falei “ir de encontro”, não confunda com “ir ao encontro”. Ir de encontro significa conflitar, bater de frente, etc., ou seja, por mais que um colaborador faça planos, estes jamais se alinharão aos planos da empresa. Na realidade, culturas que se afinem, devem ser analisadas lá na seleção de pessoal.

O que percebo em nosso trabalhador, é que, de uma maneira geral, encontra-se sempre na defensiva, ou seja, busca sempre uma condicional para suas tarefas, pois somente realizará eficazmente uma tarefa se for devidamente reconhecido, e isto está MUITO ERRADO!!! Ué!! Então devo “me matar” num lugar que não me reconhece?? A resposta é: NÃO. Pois não devemos “nos matar” em lugar nenhum, afinal o ambiente de trabalho é lugar de “nascimento” e não de morte, pois é ali que devem nascer nossos sonhos, nossas perspectivas e nosso sustento!!! O que sugiro é que realize sua tarefa da melhor forma possível sempre, independente do retorno que se segue. Afirmo que fazendo um bom trabalho você terá outros ganhos que independem do reconhecimento de seu chefe.

Seguem, abaixo,  dois motivos para se realizar bem uma tarefa:

a)         Quanto mais realizar uma tarefa de forma brilhante, mais se aprimorará, com isso adquirirá o chamado Know-how e isso poderá fazer toda a diferença no mercado de trabalho;

b) Sempre existe alguém que reconhece, ou seja, saiba que somos avaliados sempre. É que na maioria das vezes não percebemos. Mesmo que apenas seus pares (colegas que trabalham no mesmo nível), conheçam sua eficiência e seriedade, isto poderá trazer grandes benefícios, pois já vi casos em que colegas de trabalho conquistaram cargos elevadíssimos em outra organização e precisaram montar sua equipe, com isso levaram ex-colegas. Quem sabe alguém lembre de você??

Não peça aumento. Apresente projeto.


Já li vários livros que nos ajudam a pedir aumento. Que me desculpem meus colegas autores, mas não acredito nisso!

Muito mais eficaz que pedir aumento, é apresentar projeto. Não me refiro a projetos complicados e extremamente elaborados, mas, traga idéias e apresente soluções. Com isso aumentarão suas chances de ser reconhecido.

Quatro dicas para valorizar-se, perante sua empresa:

Trate assuntos importantes de forma importante. Como assim? Toda vez que desejar apresentar um projeto, idéias ou sugestões, marque um horário com seu gestor;

Leve seu projeto de forma escrita. Não “encha lingüiça”, seja objetivo em sua exposição presencial e em seu projeto escrito;

Obedeça a hierarquia. Evite apresentar para outras pessoas antes de apresentar ao seu gestor direto. (somente abra exceção, quando seu gestor direto não lhe inspira confiança. Neste caso correrá o risco de perder seu emprego, se achar que vale a pena, siga em frente).

Solicite uma estimativa para ser dado um retorno, assim, aliviará sua ansiedade e responsabilizará a parte superior em dar mais atenção ao que apresentou. Os bons líderes dão o feedback  de imediato.

Não queira ganhar mais. Queira VALER mais!

Nenhuma empresa séria irá te promover se não enxergar em você um valor para isso, portanto se prepare, estude, se especialize, seja um diferencial naquilo que exerce, por mais simples que seja sua tarefa.

“Grandes presidentes de empresas foram excelentes auxiliares de limpeza”. Este é o grande segredo, pois está ao seu alcance!!!!

Ah! E nunca esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

* Profº Edison Andrades é Psicólogo - Especialista em desenvolvimento profissional e aconselhamento de carreira (Counseling); MBA; Escritor (autor do livro: Como Perder o Emprego (com competência)- Giz editorial); ex-Diretor de RH. É professor universitário atuando nas áreas de Administração e Marketing. Como consultor e palestrante atua em algumas das principais empresas nacionais e multinacionais do país. É palestrante e instrutor organizacional há mais de dez anos, onde destaca-se devido sua performance teatral, motivacional e irreverente ao transmitir conhecimentos. Marque uma consulta e conheça sua metodologia.

contatos:  e-mail: edison.andrades@terra.com.br;  site: www.edisonandrades.com.br.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.