MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

10 maneiras de melhorar a sua capacidade de concentração

Para quem quer passar em um concurso público, é importante adotar maneiras para melhorar a sua capacidade de concentração nos estudos. Sem otimizar este processo, fica difícil deixar a concorrência para trás

Thiago Cabral
Publicado em 16/03/2018, às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para quem quer passar em um concurso público, é importante adotar maneiras para melhorar a sua capacidade de concentração nos estudos. Sem otimizar este processo, fica difícil deixar a concorrência para trás.

A boa notícia é que existem muitas maneiras e técnicas de aperfeiçoar esta capacidade e algumas delas listei abaixo. A falta ou dificuldade de concentração nos estudos é uma das principais reclamações entre os concurseiros, mas há saídas para isso. Veja:

1. Técnicas de gestão do tempo - O modo como você administra o seu tempo tem muito a ver com a sua capacidade de concentração. Caso ainda não tenha uma técnica de gestão do tempo (particular e de estudos), busque uma que ajude a colocar as suas prioridades em perspectiva, pois isso o fará assumir uma tarefa de cada vez e permitirá mais foco ao que é importante no momento.

2. Meditação - Muitas pessoas que se preparam para tarefas grandiosas, como passar em concursos públicos, por exemplo, sentiram uma grande satisfação na prática da meditação. Você pode fazer meditação em 5-20 minutos diários, no momento que escolher, e automaticamente passará a se concentrar mais no que é importante. Há muitas técnicas de meditação e recomendo pesquisar na internet.

3. Comida, bebida e descanso - Como falei anteriormente, a gestão do tempo é importante, assim como a organização dos horários dedicados às suas necessidades. Alimentar-se mal, ficar sem beber a quantidade adequada de líquidos diariamente e não descansar podem condenar a sua preparação para o concurso. Isso porque a falta de descanso e nutrientes impacta diretamente na capacidade de concentração nos estudos. Faça lanches regulares, beba pelo menos dois litros de água diariamente e durma pelo menos 8 horas sem interrupções.

4. Foco na solução e não no problema - Muitas vezes, é preciso mudar de atitude: focar na solução das coisas e não nas dificuldades. Isso permite com que você se concentre mais no que é importante e tenha mais produtividade. É uma postura adotada por aqueles que já conseguiram ser aprovados. Deixe as desculpas de lado e não dê tanto valor aos problemas e contingências.

5. Organize o seu ambiente - Opte por organizar o seu ambiente de estudo, deixando à mão tudo o que você precisa para estudar. Escolha um local sem interrupções, arejado e com boa iluminação. Muitas vezes o problema está justamente no excesso de informações e bagunça do ambiente e isso afeta bastante a capacidade de concentração.

6. Faça exercícios físicos - Os exercícios físicos regulares ajudam na capacidade de concentração nos estudos, ajudam a combater o estresse e otimizam as funções do corpo – como liberação de hormônios e potencialização do sistema imunológico.

7. Técnicas de memorização - Há muitos recursos para melhorar a sua aprendizagem, memorização e capacidade de concentração nos estudos e muitos deles podem ser usados de forma integrada. Quando você adota, por exemplo, o ciclo de estudos – que utiliza horários pré-definidos, mas não fixos, com revisão programada no final de cada etapa – você passa a estudar com mais regularidade as matérias que são prioridades para você, faz a gestão do tempo, e ainda pode aprender mais no período. O ciclo de estudo é uma técnica que junta vários benefícios para a sua preparação mas há outras técnicas que podem ser benéficas.

8. Faça listas - Mesmo que já tenha definido a matéria que irá estudar no período, faça listas para o que precisa fazer com maior especificidade – por exemplo, com assuntos que precisa maior dedicação, o que precisa rever, ações que precisa fazer etc. Cumpra a lista e parta para os próximos compromissos apenas quando concluir o anterior.

9. Tenha prazos definidos - Uma forma de melhorar a sua concentração nos estudos é ter prazo definido para tudo o que você for fazer. Desta forma, você deverá aprender um determinado assunto e praticá-lo com a perspectiva de terminar e iniciar outro assunto. A falta de prazos compromete a capacidade de concentração, pois não deixa clara a responsabilidade de terminar algo para ter mais condições de percorrer outros compromissos.

10. Prática - Para melhorar a sua capacidade de concentração você deve considerar o fator “prática”. Utilizando as formas mais adequadas para o seu caso e as técnicas citadas acima (e outras), com o tempo se tornará mais concentrado e empenhado em suas prioridades de estudo.

Thiago Cabral é auditor-fiscal do Estado de Santa Catarina, coach e professor do Estratégia Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.