MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso OGMO SC: inscrição para 37 vagas TERMINA hoje

Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) do Porto de São Francisco do Sul selecionará profissionais para áreas de capatazia, estiva, conferente e vigia, com exigência de ensino médio

Samuel Peressin
Publicado em 07/06/2018, às 09h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Terminam às 23h59 desta quinta-feira (7) as inscrições do processo seletivo do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) do Porto de São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, com oferta de 37 vagas para trabalhadores portuários avulsos (TPAs).

As oportunidades estão distribuídas entre quatro áreas: capatazia (12 postos), estiva (15), conferente (4) e vigia (6). Os candidatos devem possuir ensino médio, idade mínima de 18 anos e saber nadar. 

As inscrições devem ser registradas mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.univille.br/concursos. O valor da taxa é de R$ 140.

Etapas do concurso do Ogmo de São Francisco do Sul

A seleção envolverá, ao todo, quatro fases. Na primeira delas, os candidatos realizarão prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, em 1º de julho, em São Francisco do Sul.

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, língua inglesa, temas contemporâneos, legislação portuária e conhecimentos específicos.

As outras etapas são: teste físico, em 29 de julho; avaliação médica, com entrega dos exames entre 22 e 28 de agosto; e curso introdutório ao trabalho portuário, de 17 de setembro a 17 de novembro.

APOSTILAS CONCURSO OGMO 2018 - CAPATAZIA / ESTIVA / CONFERENTE E VIGIA

De acordo com o edital, o processo seletivo do Ogmo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão. 

Como funciona o TPA

O trabalho portuário avulso é aquele executado na movimentação de cargas provenientes ou destinadas do transporte marítimo, dentro da área do porto. Tem caráter eventual e ocorre em forma de rodízio entre os prestadores de serviços. A remuneração e a jornada de trabalho variam conforme os trabalhos realizados.

O que vai cair na prova do Ogmo/SC 2018

Língua portuguesa - Interpretação de texto; Tipologia textual; Sinônimos e antônimos; Sentido próprio e figurado das palavras; Ortografia oficial; Acentuação Gráfica; Pontuação; Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau; Verbos: regulares, irregulares e auxiliares; Emprego de pronomes, preposições e conjunções; Emprego das palavras e sentido que imprimem às relações estabelecidas; Concordância verbal e nominal; Regência; Crase.

Matemática - Razão; Proporção; Porcentagem; Grandezas direta e inversamente proporcionais; Sequências lógicas e Sequências numéricas; Conversão de unidades de medida nacionais e internacionais; Equivalência. Geometria: Orientação espacial e temporal, planificação de sólidos; Noções de Probabilidade; Teoria dos Conjuntos; Regra de três simples e composta. Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão no conjunto dos números reais; Raciocínio Lógico.

Língua inglesa -  Compreensão e interpretação de textos básicos escritos em língua inglesa. Conhecimentos sólidos de nomenclatura técnica referente à área marítima na Língua Inglesa. Compreensão de trechos de diálogos e situações de utilização das funções sociais e estruturas básicas na Língua Inglesa.

Temas contemporâneos -  Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, relacionados com a temática portuária nacional, tais como: política, economia, legislação, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, e suas vinculações histórico-geográficas. O Município e o Porto de São Francisco do Sul como agente ativo nesse processo, destacando-se suas características histórico-geográficas.

Legislação portuária -  Lei Federal nº 12.815, de 5 de junho de 2013; Lei Federal nº 9.719, de 27 de novembro de 1998; Decreto Federal nº 8.033, de 27 de junho de 2013.

Conhecimentos específicos -  Segurança e Meio Ambiente nas Operações Portuárias: NR 29 - Trabalho Portuário, Comissão de Prevenção de Acidente de Trabalho Portuário – CPATP, NR 5 – A Comissão In- terna de Prevenção de Acidentes – CIPA, NR 6 - Equipamento de Proteção Individual, NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, NR 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, NR 15 - Atividades e Operações Insalubres, NR 17 - Ergonomia, NR 26 - Sinalização de Segurança, NR 35 - Trabalho em Altura, Cargas IMO (cargas perigosas), Aplicação de DDSs (Diálogos Diários de Segurança), Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias – ISPS Code, NBR ISO 14.001 - Sistemas de Gestão Ambiental; Equipamentos Portuários: tipos, nomenclatura, características, aplicação; Operação da movimentação de cargas em portos: Tipos de carga; Plano de carga e descarga; Operações e manuseio a bordo e em terra; Conferência de cargas; Conhecimentos de Retroárea, Porto Seco e Redex (carga geral, graneis exportação/importação, carga de projeto e containers).

APOSTILAS CONCURSO OGMO 2018 - TODOS OS CARGOS

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos OGMO

OGMO
Vagas: 37
Taxa de inscrição: R$ 140
Cargos: Trabalhador portuário
Áreas de Atuação: Operacional
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SC

+ Agenda

17/05/2018 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
07/06/2018 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
01/07/2018 Prova Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.